TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boro, Alumínio. Incompleto.

Exames: Boro, Alumínio. Incompleto.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

compostos.

Reação do alumínio com hidróxido de sódio (NaOH) 6M

Nesta reação pode-se observar a liberação de gás hidrogênio, característico pela formação de bolhas comentada anteriormente. A reação apresentou uma coloração branca devido o produto formado, aluminato de sódio. O alumínio (Al) reagiu com o hidróxido de sódio (NaOH) produzindo aluminato de sódio [2NaAl(OH)4] liberando gás hidrogênio (H2), conforme a reação:

2Al + 2NaOH + 4H2O → 2NaAl(OH)4 + 3H2

Remoção da película de Al203

Inicialmente o sulfato de cobre não reage com o alumínio da latinha. Isso só

ocorre quando se acrescenta o cloreto de sódio. O alumínio possui uma camada de óxido na superfície que protege o metal da corrosão, o íon cloreto reage com a camada de óxido que se forma na superfície do alumínio. A partir daí ocorre uma reação entre o alumínio metálico, que perde elétrons e é oxidado a Al3+, enquanto o íon cobre recebe elétrons e é reduzido a cobre metálico, que tem a cor avermelhada.

3CuSO4 + 2Al Al2(SO4)3 + 3Cu

Neste caso ocorreu uma reação de oxidação envolvendo o alumínio metálico:

Al (s) Al 3+ + 3e-(s)

Quando usamos cloreto de cobre no lugar do sulfato, vemos que a reação procede rapidamente. Os íons cloreto removem a camada protetora do alumínio permitindo que a reação prossiga. Os íons de cobre presentes na solução reagem com o alumínio através da seguinte reação:

3CuCl2(aq) + 2Al(s) 2AlCl3 + 3Cu(s)

Percebemos que na reação temos alumínio sólido no reagente, que no caso está presente na lata utilizada, e no produto temos cobre sólido. Este cobre foi depositado como um pó escuro.

As bolhas são de gás hidrogênio, formado pela reação do alumínio metálico exposto, com a água da solução.

2Al(s) + 6H2O(L) 2Al(OH)3(s) + 3H2(g)

CONCLUSÃO

Os experimentos acima realizados obtiveram seus resultados satisfatórios, de acordo com o que foi proposto. Observamos características dos elementos do grupo 13 mas, principalmente o comportamento do boro e do alumínio. Sendo assim, notou-se que o alumínio é um elemento reativo, mas não reage com muitos compostos devido a uma película oxidada (Al2O3), mas ao retirar essa película, a reação ocorre com maior eficiência. O alumínio, como observado, possui um comportamento anfótero, reagindo com soluções básicas ou ácidas O boro não é um metal e não apresenta nenhuma tendência a formar ions, portanto as reações que o envolvem deve haver fornecimento de energia (calor) para que ocorra.

REFERÊNCIAS

Borax Decahydrate. Visitado em 01 de março de 2015.

Eduardo Motta Alves Peixoto (1996), BORO,Raquel Maria Ferreira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com