TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características butilo

Artigo: Características butilo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Artigo  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  371 Visualizações

CARACTERÍSTICAS

O Acetato de Butila é da família dos esteres acéticos, utilizado como solvente polar. É um líquido, transparente, incolor e com odor frutal característico, obtido por esterificação do Ácido Acético com o NButanol. Possui um médio Ponto de Ebulição 126 ºC, Ponto de Fulgor 21,5 ºC e Temperatura de Auto-ignição de 404,8 ºC. Fórmula Química: C6H12O2. Peso Molecular: 112. Nome Químico: Etanoato de Butila. Nº do CAS: 123-86-4.

O acetato de butilo é um líquido incolor, de cheiro a frutas. É solúvel em álcool, éter e hidrocarbonetos. É levemente solúvel em água.

É obtido pela esterificação direta do ácido acético com alcool butílico em presença de um catalisador.

APLICAÇÕES

O Acetato de Butila é indicado como solvente em thinners, lacas, tintas e vernizes. Pode ser utilizado como solvente ativo em resinas alquídicas curtas em óleo, nitrocelulósicas, etilcelulósicas,acetato-butiratos de celulose, breu esterificado, óleos secativos, fenólicos modificados, uréia-formaldeído, epóxi, poliuretano, acrilatos e metacrilatos. Geralmente associado ao Acetato de Etila e ao N-Butanol, produz fórmulas que satisfazem as exigências de secagem, fluidez, nivelamento do filme e resistência ao “blush”. O Acetato de Butila quando utilizado em adesivos à base de acetato de vinila e borracha clorada, permite fórmulas com altos teores de sólidos. Utilizado também em perfumes, cosméticos e em extrações na indústria farmacêutica

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com