TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO SOCIO INSTITUCIONAL

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

                 KARINA GONÇALVES CERQUEIRA

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

ITABUNA

2019

KARINA GONÇALVES CERQUEIRA

CARACTERIZAÇÃO SOCIO INSTITUCIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de estágio curricular obrigatório I.

Itabuna

2019

Sumário

INTRODUÇÃO...................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO.......................................................................................05

CONCLUSÃO....................................................................................................08

REFERÊNCIAS.................................................................................................09

                                                                                                3

INTRODUÇÃO

        O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem papel estratégico por ser porta de entrada do sistema, essa situação deve desencadear mudanças fundamentais e contribuir de forma efetiva na coordenação e articulação das políticas sociais no âmbito do território de sua abrangência, na inserção dos usuários dos serviços de Assistência Social e demais políticas, e ainda na proposição de novos serviços e programas. (GOMES, 2007).

        O Serviço Social no CRAS  tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas a ele, realizar as articulações com a rede sócio assistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede. O Serviço Social deve atuar juntamente a outros profissionais, compondo uma equipe multiprofissional e interdisciplinar.

        Este relatório tem por finalidade relacionar a minha vivência no campo de estágio supervisionado na área da Assistência Social, onde posso relatar o que foi feito, e as observações decorrentes do Estágio Supervisionado I em Serviço Social dentro do CRAS Sede; relatar a vivência no campo de estágio junto com a prática na assistência social e apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular.

       

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
  1. – Identificação da instituição

O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social foi inaugurado neste atual endereço em 29 de setembro de 2018 no Centro da cidade de Nova Canaã BA que tem pelo SENSO IBGE de 2018, 16.713 habitantes. Foi inaugurado o equipamento no novo endereço em uma sede própria, porém de difícil acesso para população por ficar distante do centro e em rua sem calçamento.

A equipe técnica atua nos programas existentes na rede básica de atendimento as famílias de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos relacionados ao pertencimento social. É responsável pelo atendimento de descentralização das demandas sociais, referência pela articulação das questões sociais e de políticas públicas, executam ações direcionais as demandas emergenciais das famílias em situação de risco

                                                                                        4

 social e pessoal como auxilio aluguel, trabalha frequentemente com grupos relacionados ao PAIF como, por exemplo, (grupo de gestante), SCVF exemplo (grupo de mulheres) e em implantação o Primeira Infância.

  1. – Estrutura Organizacional

 O município de Nova Canaã tem como gestor o Prefeito Marival Fraga e como Secretária de Desenvolvimento Social Kátia Matos que juntos buscam atender as necessidades da população da sede e zona rural. Possui uma equipe interdisciplinar composta por: 1 Coordenadora, 1 Psicóloga, 3 Assistentes Sociais, 2 Técnicas de Nível Superior, 5 Orientadores, 1 Facilitador de Oficinas, 1 Recepcionista, 1 Cozinheira e 1 Auxiliar de Serviços Gerais.

A territorialidade abrangida pelo CRAS Sede é toda a população que moram na Zona Urbana da cidade.

  1. – Objetivo Institucional

2.1– Naturezas dos programas e projetos

        O objetivo do CRAS é: o principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Primeira Infância no SUAS em implantação, Passe Livre, Carteira do Idoso, BPC e Benefícios Eventuais. Esses programas no CRAS sede do distrito de Nova Canaã é trabalhado em conjunto, tendo como principal atividade grupos para orientações à gestantes, crianças, mulheres e idosos.

        O objetivo primordial das ações do CRAS é o fortalecimento dos vínculos familiares, atender a indivíduos e famílias vulneráveis e a busca de qualidade de vida.

2.2 – Política Social

        Diagnosticar as potencialidades e fragilidades do território e buscar alternativas de melhorias de seus potenciais.

        O CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como: Casa das Famílias. São oferecidos serviços continuados e

                                                                                                5

 ações de proteção social básica de assistência social, que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos comunitário.

        O CRAS é a porta de entrada para acompanhamento das famílias, cadastro no programa Bolsa Família, Carteira do Idoso, ID Jovem, entrada para Beneficio de Prestação Continuada por Idade e por Deficiência e encaminhamento para Aluguel Social através do projeto de trabalho e técnico social que visa primeiro identificar as famílias de situações vulneráveis, cadastrá-las para os grupos e a partir do cadastramento passar a ser acompanhadas pelos profissionais do CRAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com