TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL: CRAS- Centro de Referência de Assistência Social

Por:   •  2/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  8.084 Visualizações

Página 1 de 5

1-DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, é uma unidade publica estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção básica de assistência social as famílias, grupos indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio familiar é também “porta de entrada” dos usuários a rede de proteção social básica do SUAS- Sistema Único de Assistência Social.

1-1Identificação do Campo:

O CRAS- Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade descentralizada da política da Assistência Social. Responsável pela organização e ofertas de serviços da proteção básica do SUAS- Sistema Único de Assistência Social nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos Municípios e Distritos. O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.

O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.  Visto que a Assistência Social é um direito do cidadão para de que, ela necessite.

Nome da Organização:

-CRAS- Centro de Referência de Assistência Social.

-Endereço Completo: Rua Tiradentes s/n

-Telefone: (67) 34631585

Cep: 79955-00- Juti, MS

E-mail:

1-2 Identificação do Supervisor de Campo

-Nome da Supervisora:

Flávia Adriana Salles Maciel

-N° do CRESS: 2396 21ª REGIÃO

-E-mail:flavmaciel@gmail.com

1-3 Descrição Geral do Campo

-Histórico da instituição: origem, cultura, organizacional,símbolos,entre outros:

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Juti foi implantado no dia 01/10/2005 é um órgão vinculado a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura Municipal.

(CRAS) Centro de Referência de Assistência Social também conhecido como casa da família. 

É uma unidade publica estatal responsável pela oferta de serviço continuados de proteção social básica as famílias e indivíduos em situação de pobreza e vulnerabilidade social. 

[pic 1][pic 2]

-Finalidades e Objetivos:

A finalidade e os objetivos do CRAS são: prevenir a ocorrência de vulnerabilidade e riscos aos cidadãos residentes no território de abrangências, oferecer serviços básicos de inclusão ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos nas áreas urbana e rural; desenvolver as políticas de públicas da assistência social através de programas e projetos oferecidos a população usuárias; fortalecer os vínculos familiares, comunitários e sociais da população atendida, contribuindo para sua inclusão social: executar atividades de orientação , encaminhamento e acompanhamento das famílias, prevenis situações de riscos;promoção,proteção e inserção social; entre outros.

-Demandas atendidas pela instituição:

O principal ponto de política do (CRAS) Centro de Referência de Assistência Social é atender a população que se encontra sem pertencimento social, tais como: discriminação etárias, raciais, étnicas e de gênero; deficiência físicas e mentais e qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social. Existem grupos sociais junto ao CRAS que são: Projeto de Inclusão produtiva, que busca capacitar a família para o mercado de trabalho; programa conviver, onde cuida do bem estar e saúde da pessoa idosa; Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos. Que visa aproximar as relações e melhorar o convívio das famílias; Central de Cadastro Único; Programa Bolsa Família.

-Principais característica da população atendida pela instituição:

O público alvo atendida pelo CRAS são segmentos da população que vivem em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, fragilização de vínculos afetivos e de pertencimento social, privação como ausência de renda, precário ou nulo aos serviços públicos.

As diferentes situações de vulnerabilidade social que determina as modalidades do serviços executados pela assistência social no âmbito de proteção básica, que são um conjunto organizado de ações que atendem as necessidades individuais e coletiva do público alvo. Pode se dizer então, que os usuários são famílias em situação de vulnerabilidade social.

-Estrutura e funcionamento da organização: hierarquia organograma, departamentalização político- sócio administrativa, entre outros (se houver).

Corpo físico do CRAS é composto por recepção, 04 salas ,02 banheiros,01cozinha.

É constituído por funcionários capacitados a atender as demandas impostas.

01 assistente social coordenadora,02 assistentes social, 02 coordenador do Bolsa Familia,03 coordenadoras de programas sociais,01 auxiliar de serviço gerais.

-Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da instituição:

O CRAS de Juti é um órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e com a Prefeitura Municipal e tem uma sustentabilidade financeira viabilizada com recursos repassados pelo governo sob forma de Dotação Orçamentaria.

O PBF-Piso Fixo financia as seguintes ações dos serviços prestados pelo PAIF- Programa de Atenção Integral a Família, ofertados exclusivamente no CRAS.

-Parcerias e relações interinstitucional:

Tem parcerias com o Governo Federal, Estadual e Municipal.

1-4 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (246.3 Kb)   docx (156 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com