TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL-CRAS

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.751 Palavras (20 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 20

serviço social

de sduraesbritoo | trabalhosfeitos.com


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL- CRAS

2014

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL-CRAS

SILVANA DURÃES DE BRITO

TRABALHO DE: Serviço Social apresentando a Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, como quesito para obtenção de média em estagio curricular

- Recursos CRAS 12

Introduçao

Neste relatório será explicado qual a função do centro de Referencia do Assistente Social, e que trabalhos são desenvolvido. E também que são programas hostilizados e suas normas e leis, indicando como pode adquirir e encontrar seus serviços.

Desenvolvimento

O meu primeiro estagio esta sendo no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) da Cidade Jardim em Pirapora MG.

CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) do bairro Cidade jardim.

Que vem representar ações e atividade desempenhada por esta unidade bem como... Oferta de serviço, estrutura física e demais informação que ser virão para compor as metas do plano municipal de Assistência social.

CRAS é uma unidade de proteção básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir ocorrência de vulnerabilidade e riscos nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidade e aquisição de fortalecimento de vínculosfamiliares e comunitários, da ampliação do direito a cidadania. Esta unidade publica do SUAS e referencia para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistencias de Proteção básica do sistema Único de Assistência Social, no seu território de abrangência.

Estes serviços são de caráter preventivo, protetivo e proativo. Quando desenvolvido no território do CRAS, desde que disponha de espaço físico e de equipe compatível. Quando desenvolvidos no território do CRAS por outra unidade publica ou entidade de assistência social privadas sem fins lucrativos, deve ser obrigatoriamente a ele referenciados.

O CRAS foi implantado no dia01/06/2009, na rua Alzira Ferreira nº321 Bairro Cidade Jardim. Conforme a NOB/SUAS uma vez sendo caracterizado município em médio porte o parâmetro de atendimento de até 1.000 famílias.

Esta unidade foi inaugurada no dia 01/06/2009 no horário de segunda a sexta, das 08h00min às17h00mim.

O gestor atual é o Prefeito Eliomar da Silveira. A equipe de referencia em 20012 foi composto de 01 coordenador, 01 assistente social,01 advogado, 01 recepcionista, 02 auxiliar administrativo, 01educador social, 04 agentes sociais e 01 agente operacional. A equipe mínima não está de acordo com a NOB/RH/SUAS de 2005.

A estimativa de famílias em vulnerabilidade social de acordo com um diagnostica superficial, constata que mais de 60% das famílias cadastradas possuem renda per capta de até R$150.00(cento e vinte reais) mensais, no entanto as demais família em vulnerabilidade encontradas somam em mais de 80% dos casos.

Situação detectada pela aequipe inter disciplinar de Proteção Social Básica:

Desestruturação familiar, decorrente de pais separados, presos ou desempregados

Dificuldades de inclusão em programas sociais

Moradia precária

Dependência química- drogas e outras substancias psicoativas

Alcoolismo

Dificuldades de relacionamento familiar

Prostituição

Tráfico de drogas

E outras

A finalidade do CRAS é fortalecer os vínculos familiares e sociais.

O Programa de Integração á Família (PAIF) é um conjunto de ações continuadas desenvolvidas necessariamente nos Centros de referencia de assistência social (CRAS). Cabe o PAIF a prestação de serviços de acolhimento, acompanhamento, inserção em serviço socioeducatiivo e de convivência, desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e encaminhamento das famílias para os demais serviços socioassitenciais e de outras políticas. A ação principal dos Programas é o acompanhamento sociofamiliar.

O CRAS deve funcionar, no mínimo, por 40 horas semanais, 5 dias por semana, 8 horas diárias. 

Somente é considerado que o CRAS está em funcionamento por 8 horas se houver a presença da equipe de referência completa durante este período.

O horário de funcionamento do CRAS deve refletir as características dos serviços nele ofertado, quais sejam: possuir caráter público e continuado, preocupar-se em atender todos aqueles que deles necessitam ampliar a possibilidade de acesso dos usuários em pelo menos dois períodos do dia. 

O horário pode ser flexível, permitindo que o equipamento funcione nos finais de semana e horários noturnos, desdeque isso ocorra para possibilitar uma maior participação das famílias e da comunidade nos programas, serviços e projetos operacionalizados nessa unidade. 

O horário de funcionamento do CRAS deve ser decidido em conjunto com as famílias referenciadas, ser amplamente divulgado e manter regularidade. Não é recomendável, por exemplo, um novo horário de funcionamento em um curto período de tempo.

O horário de funcionamento do CRAS não corresponde necessariamente à jornada de trabalho da equipe de referência do CRAS, pois essa decisão cabe ao gestor municipal de assistência social. Assim, caso o gestor estabeleça que a jornada de trabalho da equipe seja de quatro horas diárias, significa que terá de contratar duas equipes de referência para cumprir 8 horas diárias de funcionamento no CRAS.

Os técnicos da equipe de referência do CRAS também devem se revezar ao se afastar para o período de férias, de modo que os programas, serviços e projetos operacionalizados nos CRAS não sejam descontinuados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (255.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com