TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO SOCIO-INSTITUCIONAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.990 Palavras (12 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]                     UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

Alda Tenório Cavalcanti

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL I - ESPAÇO ESPERANÇA CAPS I PEDRA - PE

CARACTERIZAÇÃO SOCIO-INSTITUCIONAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

[pic 4]

Arcoverde/PE

2019

Alda Tenório Cavalcanti

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL I - ESPAÇO ESPERANÇA CAPS I PEDRA - PE

CARACTERIZAÇÃO SOCIO-INSTITUCIONAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

.

.

[pic 5]

[pic 6]

Arcoverde/PE

2019

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - ESPAÇO ESPERANÇA

CAPS I/ PEDRA-PE

1. INDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

                O CAPS I Espaço Esperança - Pedra-PE, foi fundado no dia 13 de maio de 2007, funciona na Praça José Firmo Cavalcanti no bairro Prateado.

 Ele é um meio indicado para o tratamento da saúde mental e reabilitação destinando-se a reinserção social do cidadão.

                 A instituição pode ser procurada por homens e mulheres maiores de idade, que estejam apresentando sofrimento psíquico as impossibilitando de viver a realizar seus projetos de vida.

                 Para ser atendida pelo CAPS a pessoa pode ir diretamente ao centro ou pode ser encaminhada pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer outro serviço de saúde. O necessitado do serviço pode ir sozinho ou acompanhado.

                O atendimento dos usuários está baseado em um projeto terapêutico singular e individualizado, ou seja, um planejamento do processo terapêutico em que o indivíduo e sua família estão envolvidos para a superação de suas dificuldades em razão a sua condição de saúde mental. Com este, será definido se o usuário terá atendimentos intensivos – ou seja, diários-, semi-intensivo – aproximadamente três vezes por semana –, ou não intensivo, com periodicidade semanal de atendimento (Brasil, 2004). Com esta organização do serviço, é esperado que se promovesse a saúde mental, dando atenção às demandas das relações diárias como sofrimento às singularidades deste tipo de cuidado, estando articuladas com as redes de saúde, redes sociais do território assim como as redes de outros setores.

                         

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

                O CAPS da Pedra possui uma equipe multiprofissional que se organizam para acolher o usuário, composta por: Psicólogo, Psiquiatra, Enfermeiro, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional ente outros.

                            Eles oferecem várias atividades terapêuticas como: Psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, exercícios de orientação e inclusão das famílias.

                               

2.1 OBJETO INSTITICIONAL NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS

O CAPS é uma instituição destinada a receber e acolher pacientes com transtornos mentais é um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

Ele vem estimular a integração social e familiar, os apoiam em suas iniciativas na busca de autonomia, oferecendo atendimento médico e psicológico.

               Seus principais objetivos são:

*Prevenir internações em hospitais psiquiátricos, oferecendo suporte clínico humanizado para que os pacientes não venham a se desvinculem do seu meio social.

*Resgatar e fortificar os vínculos familiares, trabalhando junto à família do usuário.

*Trabalhar na inserção e reinserção psicossocial desenvolvendo atividades diárias que almejem melhora na qualidade de vida.

  • - Gerenciar os projetos terapêuticos, oferecendo cuidado clínico eficiente e personalizado;
  • Desenvolver a inserção dos usuários por meio de ações intersetoriais que envolvam a educação, trabalho, esporte, culta e lazer, construindo estratégias conjuntas ao enfrentamento dos problemas.
  • O CAPS também tem em sua responsabilidade coordenar a rede de serviços de saúde mental na rede básica, PSF (Programa de Saúde da Família), PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde);
  • Organizar a entrada de rede de assistência em saúde mental de sua área.
  • 2.2 POLITICA SOCIAL

                 Em Pedra o CAPS está na atuação de várias políticas sociais, fazendo parte da rede do SUS e da política de saúde mental articulada, Destaca-se também a política de Previdência Social, que através de atendimentos feitos pela Assistente Social, que orienta e encaminha os usuários com perfil para obtenção de benefícios previdenciários como o: BPC (Benefício de prestação continuada) auxilio doença  e entre outros.

                Os objetivos do Centro de Atenção Psicossocial se encontram no fornecimento de serviços à população, realizando acompanhamento clínico com finalidade na reinserção social dos usuários através da autonomia e do acesso ao trabalho, ao lazer e a garantia de direitos civis mediante fortalecendo dos laços familiares e comunitários. A missão de um CAPS se pauta pela substituição dos hospitais psiquiátricos no país, sendo suas principais funções apresentadas como:

A prestação de atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; a promoção à inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica; organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios; articulando estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território (BRASIL, 2004, p. 31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com