TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.102 Palavras (17 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

NEUZA DE OLIVEIRA


                                  ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGÁTORIO I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL

                                                  BARRA DO GARÇAS-MT

2015


ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGÁTORIO I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito de avaliativo da disciplina de Estágio Curricular I.

Coordenador do curso: Profª. Adarly Rosana Moreira Góes.

BARRA DO GARÇAS-MT

2015

SUMÁRIO

1- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO        

1.1 - Identificação da instituição        

1.2 - Estrutura organizacional        

2 - OBJETIVO INSTITUCIONAL        

2.1 - Natureza dos programas e projetos        

2.2 - Políticas sociais        

2.3-Recursos financeiros        

3 - ÂMBITO INSTITUCIONAL        

3.1- Caracterização da população        

3.2- Processos decisórios        

3.3 - Relação demanda/cobertura do atendimento        

3.4 - Serviço Social na Instituição        

3.5 - Cotidiano do exercício profissional        

3.6 - Relações profissionais        

3.7 - Dimensão ético política        

4.0 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO

1.1 - Identificação da instituição

               O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é o lugar que possibilita em geral o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistênciais e, portanto a proteção social. Desempenha papel central no município ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico é compatível com o trabalho social com famílias, que vivem no seu território de abrangência, e conta com uma equipe profissional de referência, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra do Garças-MT, principalmente com a Secretária de Assistência Social, na busca do melhor plano de desenvolvimento voltado para melhores condições sociais para as famílias da comunidade local.

               Além de ser responsável pelo desenvolvimento do Programa de Atenção Integral às Famílias – com referência territorializada, valoriza as heterogeneidades, as particularidades de cada grupo familiar, a diversidade de culturas e promove o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A equipe do CRAS presta informação e orientação à população no que se refere aos direitos de cidadania. Realiza, ainda, sob orientação do gestor municipal de Assistência Social, o mapeamento e a organização da rede socioassistencial de proteção básica e promove a inserção das famílias nos serviços de assistência social, além disso, promove o encaminhamento da população local para as demais políticas públicas e sociais.

                São considerados serviços de proteção básica de assistência social aqueles que potencializam a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade, através do protagonismo de seus membros e da oferta de um conjunto de serviços locais que visam a convivência, a socialização e o acolhimento, em famílias cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, bem como a promoção da integração ao mercado de trabalho, tais como: Programa de Atenção Integral às Famílias, Programa de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza, Centros de Convivência para Idosos, Serviços para crianças de 0 a 6 anos. Que visem o fortalecimento dos vínculos familiares, o direito de brincar ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos da criança, Serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 6 a 24 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, programa incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, Centros de informação e de educação para o trabalho, voltados para jovens e adultos.

               O CRAS foi implantado em Barra do Garças-MT no dia 18 de julho de 2008, com vinte funcionários, incluindo serviço geral, administrativo e equipe técnica. Foi vinculado à Secretária de Assistência Social no dia 1º de janeiro de 2009 e transferido para o prédio do Centro Social Urbano (CSU), atualmente com o endereço na Rua Cuiabá, 174, bairro Santo Antônio.

1.2 - Estrutura organizacional

                A Secretaria de Assistência Social do município de Barra do Garças-MT esta sob a administração da secretária de assistência social Mara Kisnei e conta com uma equipe que compõe a unidade e o planejamento coordenando o controle e a execução das atividades de desenvolvimento social e cabe ao Centro de Referência de Assistência Social fortalecer a rede de proteção básica social do município. A instituição conta com uma estrutura adequada para atendimento ao usuário, dispõe de recepção destinada à espera, transição, encaminhamentos e em especial o acolhimento e atendimento inicial de famílias e indivíduos.

               Sala de atendimento, destinada ao atendimento particularizado de famílias e indivíduos. Sala de uso coletivo, espaço que permite uso múltiplo e otimizado, destinado à realização de atividades coletivas, com prioridade para a realização de atividades com grupos de famílias, sala administrativa para atividades administrativas, tais como o registro de informações, produção de dados, arquivo de documentos, alimentação de sistemas de informação.

               Copa para o preparo de lanches oferecidos aos usuários e para uso da equipe de referência do CRAS, e banheiros para a equipe e usuários. O quadro de funcionários é composto por uma coordenadora, uma recepcionista, três assistentes sociais, uma psicóloga, um serviço geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (411.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com