TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DE RESÍDUOS

Projeto de pesquisa: CARACTERÍSTICAS DE RESÍDUOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  9.338 Palavras (38 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO 1

CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUÁRIAS 15

PADRÕES DE QUALIDADE 18

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS 18

TRATAMENTO PRELIMINAR E PRIMÁRIO 20

TRATAMENTO SECUNDÁRIO 28

PROCESSOS AERÓBIOS 34

LODOS ATIVADOS 34

FILTROS BIOLÓGICOS 36

LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO 37

TRATAMENTO TERCIÁRIO 51

REFERÊNCIAS 53

INTRODUÇÃO

A escassez da água que era considerada no passado recente como uma hipótese restrita a regiões áridas, assume uma importância estratégica em todas as regiões do mundo, embora ainda hoje, muitas pessoas ainda não tenham a compreensão da gravidade da crise que se avizinha. No contexto atual os recursos hídricos, começam a ser entendidos como sinônimo de oportunidade de desenvolvimento e que muito provavelmente será o grande limitador do crescimento humano (Andreoli, 2000 (a)).

A água no mundo

Importância da água

A água é a substância que existe em maior quantidade nos seres vivos, pois além fazer parte das células vivas desempenha importantes funções como solvente que transporta as substâncias pelo organismo e a integração. A falta de água provoca a debilidade ou até a morte dos seres vivos. Representa cerca de setenta por cento do peso do corpo humano. O homem necessita ingerir líquido numa quantidade diária de dois a quatro litros. Pode sobreviver 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem água.

Todas as sociedades dependem portanto da água para diferentes usos: água para consumo doméstico, indústria, a agricultura e piscicultura, geração de energia elétrica, navegação, lazer etc. A água é um elemento essencial para a manutenção da vida e para a promoção do desenvolvimento mas, a água potável não estará disponível infinitamente. Ela é um recurso renovável mas limitado e a sua disponibilidade tende a reduzir em decorrência da degradação do ambiente. Parece inacreditável, mas a água tão abundante no planeta, deve ser um grande fator limitante do desenvolvimento nos próximos anos.

Ciclo hidrológico

A Terra está a uma distância do sol e possui uma atmosfera que permite a existência dos três estados da água: sólido, líquido e gasoso. Podemos admitir que a quantidade total de água existente na Terra, tem se mantido constante, desde o aparecimento do Homem. Toda a água existente na Terra - que constitui a hidrosfera - distribui-se principalmente nas geleiras, nos oceanos, nas águas subterrâneas, nos rios e lagos e na atmosfera. A circulação permanente entre estes reservatórios é chamada de ciclo da água ou ciclo hidrológico. A energia para manter o movimento da água neste ciclo é fornecida pelo sol e pela força da gravidade (Andreoli, 2000 (a)).

Conforme apresentado na Figura 01, o ciclo hidrológico pode ser entendido como um gigantesco sistema de destilação, envolvendo todo o Globo. O aquecimento devido à radiação solar provoca a evaporação contínua da água dos rios e oceanos, que é transportada sob a forma de vapor para a atmosfera que o transporta para outras regiões. A transferência de água da superfície do Globo para a atmosfera, sob a forma de vapor, dá-se por evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor). Durante a transferência, parte do vapor de água condensa-se devido ao arrefecimento e forma nuvens que originam a precipitação. Na terra sob a forma líquida, a água se dirige a regiões mais baixas pela ação da força da gravidade através da infiltração e do escorrimento superficial, chegando aos lençóis subterrâneos ou aos oceanos.

A energia solar é a fonte da energia térmica necessária para a passagem da água das fases líquida e sólida para a fase do vapor; é também a origem das circulações atmosféricas que transportam vapor de água e deslocam as nuvens.

Figura 01: Ciclo Hidrológico.

A atração gravitacional é responsável pela precipitação e pelo escoamento. O ciclo hidrológico é uma realidade essencial do ambiente. É também um agente modelador da crosta terrestre devido à erosão e ao transporte e deposição de sedimentos por via hidráulica. Condiciona a cobertura vegetal e, de modo mais genérico, a vida na Terra.

Distribuição da água na Terra

A água ocupa hoje aproximadamente 2/3 da superfície da Terra. Ocorre no entanto que apenas uma pequena fração pode ser potencialmente utilizada porque a maior parte, 97%, é salgada e dos 3% restantes apenas 0,0001% vai para os rios, estando facilmente disponível para uso. O restante tem uma disponibilidade muito restrita, pois encontra-se em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos. A água no mundo avalia-se em 126.507.300 Km 3 e distribui-se conforme os volumes e percentuais apresentados na Tabela 01.

A quantidade da água salgada dos oceanos é cerca de 30 vezes a quantidade da água doce dos continentes e da atmosfera. A água dos continentes concentra-se praticamente nas calotas polares, glaciais e no subsolo, distribuindo-se a parcela restante, muito pequena, por lagos e pântanos, rios, zona superficial do solo e biosfera.

A água do subsolo representa cerca de metade da água doce dos continentes, mas a sua quase totalidade situa-se a profundidade superior a 800 m.

A quase totalidade da água doce dos continentes (contida nas calotas polares, glaciais e reservas subterrâneas profundas) apresenta, além das dificuldades de utilização, o inconveniente de só ser renovável numa fração muito pequena, tendo-se acumulado ao longo de milhares de anos.

A água perdida pelos oceanos por evaporação excede a que é recebida por precipitação, sendo a diferença compensada pelo escoamento proveniente dos rios continentais.

A precipitação anual sobre os continentes é de 800 mm e reparte-se em escoamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com