TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINCO NOTAS A PROPÓSITO DA “QUESTÃO SOCIAL”

Por:   •  13/12/2015  •  Dissertação  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

CINCO NOTAS A  PROPÓSITO DA “QUESTÃO SOCIAL”

O texto propõem a análise da “questão social”, que se põe como uma questão atual e de importante discussão tanto para os assistentes sociais de campo, quanto para os que atuam na academia com a formação dos profissionais da nova geração e com a investigação da realidade social.

No texto é apontado que mesmo após o fim da ditadura militar, a chamada dívida social não foi resgatada e sim foi aumentada e se tornou um tema de interesse para pesquisadores europeus e influenciou as pesquisas dos docentes brasileiros da área de Serviço Social. Registra-se a partir da expressão “questão social” copreensões diferenciadas, e as indicações sugerem que o uso da expressão é recente e começou a ser utilizada na terceira década do século XIX. Essa expressão surge para dar nome ao fenômeno fruto da onda industrializante que se iniciou na Inglaterra no final do século XVIII: o paupereismo.

 Do exposto no texto, a pauperização da população trabalhadora foi, por sua vez, consequência imediata da instauração do capitalismo industrial. Apesar de ser um novo fenômeno, a pobreza e desigualdade entre as camadas sociais já era há muito tempo conhecida, e crescia na razão em que se aumentava a capacidade de se produzir riquezas. Ao invés de os pauperizados se manterem na condição de “vítimas do destino”, eles não se conformaram com a situação e seu protesto configurou uma ameaça real as instituições sociais existentes. Da segunda metade do século XIX em diante, a “questão social” deixa de ser usada indistintamente e passa a fazer parte do pensamento conservador.

A Revolução de 1848 encerra o ciclo progressista da classe burguesa e também afeta a compreensão dos nexos entre economia e sociedade por parte dos intelectuais vinculados a burguesia. Como a manutenção da ordem burguesa se torna prioridade, a “questão social” é naturalizada. As manifestações imediatas da “questão social” (tais como: desigualdade, fome, doenças, desemprego, entre outros) são vistas como desdobramento da sociedade moderna que podem ser objeto de uma intervenção política limitada, capaz de amenizá-las e reduzi-las a partir de um ideal reformista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com