TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinco Notas A Proposito Da Questao Social

Artigo: Cinco Notas A Proposito Da Questao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  1.686 Visualizações

Página 1 de 4

NETTO, José Paulo. Cinco Notas de a Propósito da ”Questão social”. In: Temporális\Associação Brasileira e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2, n 3 (jan\jul.2001). Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.

As cinco notas a propósito da ”questão social” referentes no texto de José Paulo Netto acontecem todos em algum marco importante da história como a industrialização na Europa, o chamado fenômeno do pauperismo, a revolução de 1848, onde foi marcado pelo pensamento conservador, a Segunda Guerra Mundial que foi denominada de “as três décadas gloriosas” do capitalismo. Netto retrata também nas cinco notas, a negação de que existe “nova questão social” .Esses são os principais processo histórico que constituem esse fichamento.

Na primeira nota mostra que expressão “questão social” teve inicio com a industrialização iniciada na Inglaterra no século XVIII com a Revolução Industrial, tem como principal característica o pauperismo. A pobreza crescia a medida do aumento da produção de riqueza. Quanto mais os trabalhadores produziam bens e serviços mais se viam despossuídos das condições matérias devida de que dispunham antes.

Desdobramentos sócios-politicos manteve os pauperizados com a ideologia de vitimas do destino. Os pauperizados não se conformaram com a sua situação e logo na primeira década ate a metade do século XIX foi marcado por protesto das mais diversas formas de violência luddista onde configurava uma ameaça as instituições sociais existentes. Foi a parti dessa perpectiva que o pauperismo foi designado como ‘questão social’.

Na segunda nota veem tratar que no século XIX a expressão “questão social” deixa de ser usada por críticos sociais e passa a ser usada no vocabulário do pensamento conservador e passa a ser usada por duas vertentes conservadoras , o pensamento conservador laico e o pensamento conservador confessional. A revolução de 1848 cerrou o ciclo progressista da classe burguesa, com urgência de manter e defender a classe, a questão social perde sua estrutura histórica determinada e é crescente a ideia de “naturalização” faz a manutenção da ordem burguesa.

No pensamento conservador laico as expressões questão social são vistas como intervenção política limitada, podendo ser minimizadas através de um ideário reformista, já o pensamento conservador confessional acreditava que podia diminuir a questão social através de medidas-politicas. Para essas duas vertentes o mais importante era combater as expressões questões social sem tocar nos fundamentos da sociedade burguesa.

Uma das resultantes de 1848 foi a passagem, em nível histórico-universal, do proletariado da condição de classe em si classe pra si, impondo seus interesses. Os proletariados adquirem consciência politica de que a questão social esta necessariamente calada a sociedade burguesa. A parti daí o pensamento revolucionário passou a ser identificador na própria questão social e passou a emprega-la indicando este taco mistificador.

Na terceira nota mostra que a consciência política não é a mesma que compreensão teórica e o movimento dos trabalhadores tardou alguns anos a encontrar instrumentos teórico metodológicos para aprender a gênese , a constituição e os processos de reprodução da “questao social” .

Em 1867

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com