TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Notas Questao Social

Artigo: Notas Questao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  1.271 Visualizações

Página 1 de 9

Notas de questões sociais

O surgimento da Questão Social teve início com a industrialização no século XVIII com a Revolução Industrial, sua principal característica é o pauperismo.

A pobreza crescia a medida do aumento da produção de riqueza tal idéia de “Naturalização” faz a manutenção da ordem burguesa.

Antes, do sec. XVIII existia o capitalismo mercantilista feudal, a questão deles era a posse de terra. A expressão Capital X Trabalho só surge com a Revolução Industrial. Após a Revolução Industrial, as pessoas saíram dos campos, da lavoura, e foram para as cidades. Esta ocupação faltava infra-estrutura, saneamento básico, etc.

As mulheres e crianças eram exploradas nas indústrias, pelo sistema capitalista.

O industrial burguês explora o trabalhador, os artesões passam a ser explorados, são mudanças concretas, que modificam a maneira de vida.

Trabalhadores revoltam-se contra as máquinas, porque passam a ter apreensão de sua condição de explorados. Manifestação de mudanças cultural.

A falta de emprego, a pobreza emergente, o pauperismo. Uma única questão social com várias expressões.

Era uma nova dinâmica da pobreza, pois já se generalizava pois a pobreza crescia na razão direta em que aumentava a capacidade social de produzir riquezas.

Essa sociedade se revela capaz de produzir bens e serviços, mas não tinham acesso efetivo para os mesmos bens e serviços, pois se viam despossuídos das condições materiais de vida.

Esses trabalhadores só tinham sua força de trabalho, pois deixaram seus bens para traz: seus campos, lavouras, em busca de melhores condições de vida.

Ocorriam outros problemas na cidade, as estruturas não acompanhavam a desenvoltura, surgindo os cortiços. As famílias tinham muitos filhos, quanto mais força de trabalho para vender, mais era a chance de sobrevivência.

A história nos prova que o valor do indivíduo depende do lugar onde se encontra. No Brasil, o acesso a bens e serviços essenciais, públicos e até mesmo privados é tão diferencial que uma grande maioria dos brasileiros acaba privada de bens, serviços e benefícios.

A sociedade é constituída por diferentes formas de ordem das carências acumuladas no correr dos anos atravessando as dimensões da vida social, sendo que os movimentos sociais sempre tiveram destaque dentro do contexto histórico.

Portanto, é exatamente o legado de direitos conquistados nos últimos séculos, que hoje está sendo desmontado nos governos de orientação neoliberal, em uma nítida regressão da cidadania que tende a ser reduzida às suas dimensões civis e política, erodindo a cidadania social. Isto é, transfere-se para distintos segmentos da sociedade civil significativa parcela da prestação de serviços sociais, afetando diretamente o espaço ocupacional de várias categorias, viso que, de um lado, tem-se a transferência de responsabilidades governamentais para organizações da sociedade civil de interesse público e outro, uma crescente mercantilização do atendimento às necessidades sociais.

Além do conflito capital x trabalho é preciso considerar dentro de um período histórico suas particularidades culturais, que entrelaçam elementos de relações de classes, geracionais, de gênero e de etnia constituídos em formações sociais específicas para entender a caracterização das novas expressões da questão social.

1ªnota

O uso da expressão “questão social”, inicia-se na terceira década, século XIX : responde ao pauperismo, causado pelo impacto da revolução industrial; Para os observadores da época, pauperismo era tratado como um fenômeno novo, sem precedentes na história anterior conhecida.

Registrado pela primeira vez na história: o crescimento da pobreza ocorre na razão direta do aumento da capacidade social de se produzir riqueza.

A pobreza crescia na razão direta que aumentava a capacidade social de produzir riquezas. Despossuídos das condições materiais de vida, de que dispunham anteriormente, a sociedade burguesa e a pobreza estava ligada a um quadro geral de escassez

É com o pauperismo, que surge a questão social, que é o desdobramento sócio-político. Os pauperizados estavam na condição de vítimas do destino, como Comte considerava grande virtude cívica. No século XIX na 1ª década os pauperizados não se conformaram com a situação que estavam passando, começaram fazerem protestos com violência. Foi daí que a ordem burguesa designou a Questão Social.

.

2ª nota

Questão social: forte desigualdade, desemprego, fome doença, penúria, desamparo, são vistos como desdobramento da sociedade moderna, que podem no máximo ser objeto de intervenção política, limitada com suporte cientifico, capaz de amenizar e reduzir esse impasse, reduzir com ideário reformista como de Durkeim: É a vontade de Deus.

Remetem-nos a carta Encíclica de Leão XII de 1891, vertentes conservadoras.

Esses pensamentos conservadores da questão social é sua naturalização, é convertida em objeto de ação moralizadora dos meios de produção.

Onde irá implicar na interdição da compreensão das relações entre o desenvolvimento do capitalismo e a pauperização, posto como caráter de urgência, a manutenção e a defesa da ordem burguesa “Questão Social” perde paulatinamente sua estrutura histórica e passa ser naturalizada, como foi acima citado, tanto no pensamento conservador laico quanto no confessional.

Esses pensadores se manifesta da questão social, forte desigualdade, desemprego, fome, penúria desamparo, eram vistos como desdobramento da sociedade moderna, características ineliminável de toda e qualquer ordem social. Mas neste mesmo ano, também reflexos nas expressões ideais- culturais e teóricas, ideologia do campo burguês.

Também feriu as bases da cultura política que estava assentado o movimento dos trabalhadores.

Dai revela-se com clareza o conjunto problemático, “questão social”.

Os trabalhadores acenderam no seu processo de luta, consciência política de que a questão social está necessariamente colada à sociedade burguesa: somente o desaparecimento desta, conduz ao desaparecimento da outra. Nesses termos, a questão social, tal como a entendemos, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com