TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO AMBIENTAL E BREVE HISTÓRICO

Projeto de pesquisa: CONCEITO AMBIENTAL E BREVE HISTÓRICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.427 Palavras (38 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 38

perpetrating in order to deploy the issue at hand, increasingly your actual resume. In this sense, the design of this article, due to theoretical research is spread a reflective analysis of the importance that it is the theme in the educational practices of early childhood education, arousing so from an early age to build a consciousness focused on the values and skills needed to live in equilibrium with the environment. Therefore, the text is organized in three parts: the first provides a brief history and concepts of environmental education, looking gird contemporary concepts of the course, the second part seeks to understand the importance of integrating environmental education concepts and practices in projects to be developed in early childhood education; and in the third part we will make closing remarks by presenting a brief account of the PEA developed in 2012 by all school staff of the CEI São Luiz involving the community in its surroundings.

Key words: Environmental education, early childhood education, practice.

Introdução

É indiscutível a relação de dependência do ser humano, no que diz respeito ao uso dos recursos naturais, porem no contexto atual é um mundo pós-industrializado, globalizado fincado em uma economia consumista e efêmero, o que deve ser refletido são novas maneiras de pensar e agir diante desta relação, já que com a exploração inadequada dos recursos naturais, o homem vem causando danos irreversíveis no meio ambiente e com isso causando grave problema para si próprio. Faz algum tempo que esta temática vem sendo abordada em todos os segmentos sociais, grandes empresas publicam medidas tomadas neste campo para serem vistas como instituições preocupadas com o meio ambiente, leis são criadas pelas diferentes esferas governamentais como resposta as cobranças feitas por ambientalistas empenhados pela causa, buscando informar a sociedade sobre o tema, e com isso o termo sustentabilidade vem sendo cada vez mais difundido entre a população. A concepção de integração com o meio provém das experiências culturais e particulares em que cada indivíduo foi submetido, e a sustentabilidade preconiza a utilização dos recursos naturais de forma equilibrada e a promoção e mudança de atitude com ações mais conscientes em todos, mudanças no cotidiano e no curso da historia, nesta perspectiva os sujeitos são entendidos como indivíduos historicamente determinado, constituídos e se constituindo socialmente em ações políticas com vistas a transformações societárias.

É impossível falar em mudanças sem falar em educação, vemos na educação um alicerce seguro ao qual devemos nos aliar nesta jornada. Em meio a este cenário problemático, onde mudanças são necessárias surge à educação ambiental, como tema transversal e possível gerador de transformações sociais. Acreditamos na transformação de uma sociedade investindo numa geração de cidadãos que ainda esta por vir, tendo educação infantil uma grande oportunidade. Como educadores temos subsídios para plantar hoje valores humanos e solidários, sementes que um dia vão florescer.

Desta forma entendemos que a questão é bem mais abrangente, e reflete diretamente o ser humano e os caminhos concebidos pela educação, pautada na construção de indivíduos em que a solidariedade e a cooperação são fatores chave para a construção de uma boa qualidade de vida.

Com os nossos estudos ficou mais clara esta estreita relação entre meio ambiente e educação, e neste artigo para ser mais preciso, a educação ambiental e o homem em uma lógica harmônica para o bem do planeta terra. Devemos assim, ressaltar que para possíveis melhorias na qualidade de vida e na sociedade o ponto de partida deve ser dado a partir da perspectiva de respeito e compromisso do homem para com o seu habitat, lugar em que nascemos, crescemos, vivemos e reproduzimos baseado na ideia de que se no presente este espaço está sendo destruído, consequentemente o futuro será incerto. Tendo esta visão como algo fulcral para a nossa sobrevivência, conseguiremos trazer grandes melhorias para toda a humanidade.

Somos uma espécie da natureza que se constitui enquanto tal e constituem os indivíduos que a ela pertencem pelo constante metabolismo com exterior, o que nos transforma em “seres naturais ativos”, atividade vital que garante a existência dos indivíduos e da sociedade (MARX; ENGELS, 1999).

A educação infantil representa uma aliada nesta busca, primeiramente por trazer em seu planejamento pedagógico a flexibilidade requerida pelo tema, e em segundo, é indispensável dizer que esta modalidade da educação “deve promover práticas de educação e cuidado que tratem de modo integrado os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança pautados em um processo conjunto e recíproco” (OC-orientações curriculares, pag. 19, 2007) desta forma entendeu que ao mesmo tempo em que são cuidadas elas aprendem a cuidar. O profissional da educação infantil educa e cuida das crianças à medida que: desenvolve uma visão crítica sobre a organização das atuais praticas e valores sociais predominantes e a construir atitudes de respeito e solidariedade, promove a educação pela paz, pela liberdade, pelo respeito à vida, pela formação de vínculo entre as pessoas e entre elas e outros seres vivos. (OC pag. 20, 2007)

Desta forma estarão exercitando desde cedo uma cultura humanizada e humanizadora, criando mecanismos para que mais tarde se tornem cidadãos mais reflexivos e criativos, capazes de desempenhar ações mobilizadoras garantindo o bem estar da humanidade.

DESENVOLVIMENTO

1.EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONCEITO E BREVE HISTÓRICO

O que é educação ambiental? Existem várias definições de educação ambiental, fizemos um apanhado do seu conceito na visão de diferentes especialistas:

A educação ambiental vem sendo definida como eminentemente interdisciplinar, orientado para a resolução de problemas locais. É uma educação crítica da realidade, vivenciada, formadora de cidadania. É transformadora de valores e atitudes através da construção de novos hábitos e conhecimentos, criadora de uma nova ética, sensibilizadora e conscientizadora para as relações integradas ser humano/sociedade/natureza objetivando o equilíbrio local e global como forma de obtenção da melhoria da qualidade de todos os níveis da vida. (Guimarães, Mauro 1995)

A educação ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais. Com ela, busca-se desenvolver técnicas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com