TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE DPLA

Casos: CONCEITO DE DPLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  240 Visualizações

DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados: Conceitos, Estrutura e Elaboração.

1.1 DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados 1.2 Conceito Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é um relatório contábil que tem por finalidade evidenciar o saldo inicial da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, os ajustes de Exercícios anteriores, as reversões de reservas, o Lucro líquido do exercício e sua destinação. Veja o que dispõe o artigo 186 da Lei 6.404/76:

Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

§ 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

§ 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com