TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES

Projeto de pesquisa: CONCEITO DE NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CAPITULO 01 – CONCEITO E POSSIBILIDADES DE NEGÓCIO.. 5

3 CAPITULO 02 – MERCADO CONCORRENCIAL............................ 6

4 CAPITULO 03 - LIDERANÇA 9

5 CAPITULO 04 – COMUNICAÇÃO, PERCEPÇÃO E A ARTE DE ADMINISTRAR 9

6 CONCLUSÃO 11

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar os conhecimentos adquiridos durante todas as aulas do módulo de “Economia”, cujo tema esclarece que é uma ciência social que estuda os processos de produção, distribuição e consumos de bens e serviços, assim como aquelas que ocorrem em um mercado tradicional. Este estudo tenta esclarecer algumas dúvidas a respeito de economia dando ênfase a algumas questões de curto prazo em relação a nível de emprego, preços e atividades.

Será possível verificar que a economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).

Será possível identificar também que como ciência social estuda a atividade econômica, através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem na administração a sua aplicação. Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, proporcionando setores promissores indicados por especialistas como oportunidade para uma nova empresa.

Portanto, no decorrer do desenvolvimento deste trabalho será possível observar a importância de economia através do seu conceito, pretendendo estabelecer seus principais fundamentos, bem como seus objetivos e recursos utilizados para alcançá-los.

2 CAPITULO 01 – CONCEITO E POSSIBILIDADES DE NEGÓCIO

Economia consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Que estuda a atividade econômica através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem administração a sua aplicação. Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, derivado da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciências naturais. Ela é dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente a economia aplica o seu corpo de conhecimento para a análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas, etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).

Nas pesquisas de mercado, percebe-se que educação, saúde, beleza, moda, alimentação fora de casa, viagem (turismo) e informática, são áreas que estão bem aquecidas pela classe média e oferecem boas oportunidades de negócios. Observa-se que as áreas citadas apresentam uma grande perspectiva de crescimento no mercado, tenso como foco o preço, a qualidade e o atendimento. Para isso é necessária uma análise de mercado, levando em consideração três fatores essenciais: gente; dinheiro; e necessidades, pois sem eles o mercado deixa de existir. Deve-se começar essa análise pelos aspectos quantitativos e depois pelos aspectos qualitativos. Nos aspectos quantitativos deve-se analisar três questões críticas: a quantidade de pessoas que fazem parte desse mercado; o nível de renda dessas pessoas; e a quantidade de consumo do produto. Nos aspectos qualitativos é necessária identificar se o mercado está crescendo, e ver mais do que aquilo que é relevante. Em outras palavras, o custo de oportunidade não é definido só em termos monetários, mas pode ser definido em termos de qualquer coisa que pode ser valorada pela pessoa envolvida, ou seja, é um fator que garante a utilização eficiente dos recursos escassos.

Numa perspectiva histórica a evolução do mercado consumidor ocorreu sempre ao longo da história em paralelo às necessidades humanas. A sociedade pós-segunda guerra mundial consolida o consumo em massa, através do prêt-à-porter, em que o desejo devido a necessidade da compra, ditava o comportamento do consumidor. Neste período, o volume era o principal foco da produção. Mudanças no parâmetro de consumo se deram mais incisivamente durante e após a revolução indústria. Em um mundo de produção em massa, a contrapartida era o marketing de massa e o consumo de massa. Consumo exagerado de produtos que se adquire, também, a compra de artigos que satisfazem as necessidades secundárias, ou seja, que não são essenciais à nossa subsistência. Um consumidor é todo individuo com possibilidades e habilidades de consumir ou adquirir um determinado item. Todos os indivíduos possuem necessidade de consumo para sobrevivência e para satisfação pessoal e social, dessa forma cabe ao marketing desenvolver e moldar esse individuo que no momento é apenas um consumidor em um cliente lucrativo e fiel.

Existem motivos responsáveis pela evolução do mercado consumidor a curto/médio prazo e a longo prazo. A curto/médio prazo tem a conjuntura econômica, política e social, e As variações sazonais. A longo prazo, tem o tempo, efeito de substituição de produtos, a inovação tecnológica como geradora de novos mercados, grau de concorrência, mercados condicionados, e envolventes política, econômica, cultural, demográfica, tecnológica e social.

3 CAPITULO 02 – MERCADO CONCORRENCIAL

O administrador financeiro deverá conhecer e administrar corretamente os custos de sua empresa, tomando as decisões mais adequadas para maximizar os resultados financeiros, bem como conhecer e utilizar adequadamente os conceitos de ponto de equilíbrio, margem de contribuição, para realizar uma eficiente gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com