TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO ORÇAMENTAL

Projeto de pesquisa: CONCEITO ORÇAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

A capacidade de previsão de uma entidade esta na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz, podendo antecipar problemas e prever as soluções evitando prejuízos maiores.

Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradução da estratégia.

O plano orçamentários deve ter como base as estratégias da empresa, os objetivos da mesma, necessitando definir um método de projeção de acontecimentos, e um controle avaliativo entre as projeções e os acontecimentos ocorridos, afim de concentrar esforços no intuito de corrigir possíveis falhas, e investir nos pontos positivos, promovendo desta forma uma boa gestão , garantindo o sucesso da administração.

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO

O Orçamento trata de um projeto detalhado dos resultados do programa oficial de operações, um plano financeiro, o qual tem por finalidade orientar e controlar as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, contemplando o plano financeiro sendo capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos .

O orçamento é uma prévia de despesas e investimentos dentro de uma organização, em um cenário de restrição generalizada de recursos, a definição prévia de despesas e investimentos evita dispêndios desordenados e sem critérios, assegurando, assim, o emprego mais eficiente dos recursos.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).

3. ORÇAMENTO MESTRE

O orçamento mestre é um recurso utilizado para controle de seu planejamento estratégico, sendo indispensável para a previsão de futuro da organização. Comparando o orçamento geral com os resultados obtidos é possível realizar uma projeção de fatos seguintes, definindo o futuro da empresa. O Orçamento Mestre se divide em Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro.

O orçamento Operacional compreende uma visão geral dos custos e despesas de funcionamento, descreve a funcionalidade de cada valor, é a sustentação operacional da organização, composto por orçamento de matéria-prima, de mão de obra, de vendas, de produção, custos diretos e indiretos, de despesas de venda e despesa administrativas.

E, o Orçamento Financeiro é composto por demonstrativos os quais vão retratar a real situação financeira da empresa, facilitando estimar resultados futuros e prever investimentos, podendo definir o melhor momento para investir., é composto de orçamento de capital, balanço patrimonial , demonstrações contábeis e demonstração de fluxo de caixa

4. ORÇAMENTO FLEXIVEL

Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação. Compete dois princípios básicos: o controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis.

Tem por finalidade auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.

5. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO

O orçamento empresarial tem como pontos positivos:

• Identificar problemas com antecedência, possibilitando ações de solução eficazes minimizando perdas;

• Prever a capacidade de produção para que seja atendida a demanda de venda, possibilitando um crescimento ordenado da empresa;

• O orçamento impulsiona um planejamento estratégico da empresa com capacidade de minimizar custos, analisar a concorrência, explorar oportunidades e detalhar as os pontos positivos e negativos da empresa tornando-a competitiva no mercado;

• Possibilita uma maior motivação entre administradores e colaboradores, pois todos conhecem os objetivos da empresa e tem com clareza os caminhos que devem ser trilhados para obtenção dos resultados previsto.

6. QUESTÕES TRIBUTARIAS PARA ORÇAMENTO

O orçamento possui um caráter público não só por ser uma lei, mas também por ser elaborado e aprovado num espaço público. A Constituição de 1988 (nos Art.165 ao Art. 169) define três instrumentos integrados para a elaboração do orçamento, que visam o planejamento das ações do poder público. Compreende no orçamento o Plano Plurianual; a Lei de Diretrizes Orçamentarias e Lei Orçamentaria Anual

6.1. PLANO PLURIANUAL

O Plano Plurianual ;prevê as despesas com programas, obras e serviços decorrentes, que durem mais de um ano. No primeiro ano de governo, o prefeito deve propor diretrizes, metas e objetivos que, após aprovação, terão vigência nos próximos três anos de sua gestão e no primeiro ano da gestão seguinte.

6.2. LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Lei de Diretrizes Orçamentarias define as metas e prioridades para o ano seguinte. Define também as regras sobre mudanças nas leis de impostos, finanças e pessoal, além de estabelecer orientações de como elaborar o orçamento anual.

A Lei de Diretrizes Orçamentarias compreenderá:

• as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente;

• orientará a elaboração da LOA;

• disporá sobre as alterações na legislação tributária; e

• estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

6.3. LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL

A Lei Orçamentaria Anual consiste no orçamento propriamente dito. Contém os programas, projetos e atividades que contemplam as metas e prioridades estabelecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com