TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO ORÇAMENTAL

Projeto de pesquisa: CONCEITO ORÇAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.636 Palavras (15 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

O orçamento é uma ferramenta adotada amplamente pelas companhias e pela administração pública para o controle de suas finanças, sendo que contempla duas das funções básicas propostas por TAYLOR (1978): o planejamento e o controle.

Uma gestão financeira eficaz tornou-se atualmente um fator crítico de sucesso, justificando sua abordagem e desenvolvimento do presente trabalho.

Este trabalho visa exploração à interação das ferramentas orçamentárias com os funcionários da empresa. É ressaltada a importância do envolvimento dos colaboradores nas fases de planejamento e controle, bem como a necessidade da divisão bem clara das responsabilidades de gestão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva politica, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva. O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

O orçamento também é o cálculo antecipado do custo de uma obra ou despesa que vai gerar um projeto.

Orçamentos são ferramentas usadas tantos por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. Orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Para uma melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

2.2 ORÇAMENTO GERAL

Orçamento Geral expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico (normalmente um ano) e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas.

Expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras. Decisões operacionais lidam com o uso de recursos escassos. Decisões financeiras lidam como obter fundos para adquirir esses recursos.

O orçamento Empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Por orçamento flexível entende-se aquele que, à medida que ocorrem nos níveis de atividades, possibilita a alteração das projeções. Ao contrário dos cenários de projeção, que são realizados antecipadamente, o orçamento flexível possui uma margem de alteração, em função de mudanças que ocorre no nível de atividades das empresas.

Normalmente, o orçamento flexível é utilizado no orçamento operacional, comprando-se os custos com os quais haverá comprometimento casa haja alterações no nível atual de atividades em função da aceitação de novos pedidos ou do cancelamento de pedidos por parte dos clientes.

O orçamento flexível possibilita ao gestor atuar frente às incertezas de mercado, dentro de uma determinada margem. Um exemplo de orçamento flexível seria o caso de uma empresa que produz computadores. Ao realizar o processo de orçamento, o gestor pode estimar que a produção oscilasse entre 30.000 e 36.000 unidades produzidas. Dentro desta margem, ele poderá realizar alterações em função das condições de mercados.

Em um orçamento estático ou rígido, haveria a estimativa de produção 32.000 unidades, por exemplo, e as variações para cima ou para baixo desse nível de atividade teriam que ser justificados pelo gestor responsável pela produção.

2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

O planejamento é uma função administrativa que, antecipadamente, determina quais os objetivos da empresa e o que deve ser feito para alcançá-los. Contudo, as empresas enfrentam dificuldades para programá-lo; desta forma, para facilitar, usa-se segregá-lo em planejamento estratégico, tático e operacional, no intuito de facilitar a sua comunicação dentro dos diversos setores das organizações. Uma vez planejadas as metas da empresa, outra atitude a ser tomada é o controle da execução do planejamento. Caso não haja opinião em relação ao que foi planejado, não há, praticamente, justificativas para a execução do planejamento. Este controle pode possibilitar à empresa a adoção de ações corretivas, melhorando os processos, fazendo com que ela alcance, mais facilmente, o que foi planejado.

Neste contexto, se inclui o orçamento, como sendo uma alternativa de instrumento ou ferramenta, capaz de assistir a gestão na tarefa de programar o planejamento e auxiliar no seu posterior controle. Ponto pacífico na implementação do orçamento, assim como de qualquer outra ferramenta gerencial, é o fato de seu sucesso no auxílio à gestão depender de seu entendimento, fazendo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com