TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO ORÇAMENTAL

Trabalho acadêmico: CONCEITO ORÇAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 5

2.1 ORÇAMENTO GERAL 5

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 5

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 7

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 7

3.2 ISENÇAO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 7

4 BALANÇO PATRIMONIAL 8

4.1 ATIVO E PASSIVO 8

4.2 PATRIMÔNIO LÍQUIDO 8

5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 9

5.1 MODELO DE DRE 9

6 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 11

7 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Toda empresa que deseja ser destaque no mercado precisa ter conhecimento constante do que acontece em seu interior, para isso o orçamento é de fundamental importância. As coisas mudam muito rápido, empresas que não acompanham essa velocidade acabam ficando para trás e perdendo oportunidades de crescimento. Por esse motivo, as organizações precisam planejar suas atividades cuidadosamente.

O presente trabalho inicia explicando sobre o conceito e a importância do orçamento e suas subdivisões, a seguir, trataremos dos benefícios que o orçamento traz aos gestores, seja qual for a sua área de atuação.

No próximo capítulo o assunto tratado será sobre o Balanço Patrimonial, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e DFC (Demonstração dos Fluxos de Caixa).

No último capítulo falaremos sobre os métodos quantitativos e sua relação com o valor com o realizado.

Ao final, segue com a conclusão desta pesquisa seguida das fontes utilizadas para a execução da mesma.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento é indispensável para o bom andamento de qualquer organização, é um planejamento de gastos para um determinado período, geralmente mensal ou anual. Segundo Schaeppi (2008, p. online):

O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um recurso satisfatório para os recursos empregados pela empresa.

Orçamento é um planejamento econômico que visa lucros, evita prejuízos e através dele é possível detectar oportunidades e ameaças presente nas organizações.

Não existe organização de sucesso sem orçamento, seja qual for o ramo da empresa, até mesmo na vida pessoal é preciso ter uma ideia das despesas posteriores para evitar problemas desnecessários, problemas esses que podem ser sérios e atingir a empresa como um todo.

2.1 ORÇAMENTO GERAL

Também chamado de orçamento empresarial, é feito de acordo com a necessidade de cada empresa, é uma mescla de muitos orçamentos específicos, como: orçamento de venda, orçamento de produção, orçamento de gastos e despesas, orçamento de compras e vendas, orçamento de investimentos e orçamento de financiamentos. De acordo com Femenick (2005, p. online): Orçamento geral “faz a previsão detalhadas das despesas e receitas, abrangendo um período determinado de tempo – mês, trimestre, semestre, ano – de acordo com a peculiaridade das suas necessidades”.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Proporciona valores estimados do custo de qualquer atividade e concede uma análise mais complexa das variações, apesar do nome, esse tipo de orçamento não é tão flexível assim, ele possui um limite de variáveis. Para elaborar esse tipo de orçamento é preciso separar os custos fixos dos variáveis. Conforme Femenick (2005, p. online):

O orçamento flexível identifica como e em que medida cada item de despesa de um departamento é influenciado pelo volume de produção e trabalho realizado nesse departamento; de que modo cada item de despesa deve variar com as alterações de volume, produção ou atividade.

O orçamento flexível demonstra a relação existente entre o custo e volume, em curto prazo.

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Requerer um orçamento é o ato mais aconselhável para uma boa gestão, por meio dele o gestor evita apuros no momento de paga as contas. O orçamento permite tomada de decisões mais seguras, é um elemento fundamental para uma boa gestão.

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

Qualquer orçamento, para que seja bem elaborado, precisam considerar com cautela as questões tributárias, empresas que não observam possíveis irregularidades quanto à situação fiscal pode sofrer sérias conseqüências.

Um bom orçamento serve como ferramenta para redução de carga tributária, por meio dele é possível prevenir de adversidades ficais, evitando impactos sobre o fluxo de caixa da empresa.

Portanto, um orçamento adequado pode diminuir a carga tributária que incide sobre a organização. Uma empresa que realiza seus processos tributários com responsabilidade adquire grandes chances de fuga de cobranças desnecessárias reduzindo seus custos.

3.2 ISENÇAO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA

A isenção consiste quando uma organização ou pessoa é destituída de pagar o tributo por algum motivo ou situação. Segundo Resende (1998, p. online):

A isenção é a dispensa de recolhimento de tributo que o Estado concede a determinada pessoas e em determinadas situações, através de leis infraconstitucionais. Neste caso, havendo autorização legislativa, diante de determinadas condições, o Estado pode, ou não, cobrar o tributo e um determinado período, ou não fazê-lo em outro.

Diferente da imunidade que não tem fim e só pode ser abolida ou adulterada por meio de emenda à Constituição.

4 BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com