TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO

Tese: CONSUMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Custeio significa apropriação de custos. Entende-se que o método de custeio é a forma pela qual os custos são apropriados aos seus portadores finais.

Lembrando, que os métodos de custeio são aplicados aos custos indiretos e buscam melhor forma de leva-los ao custo total do produto, já que os custos diretos são plenamente identificáveis por produto.

3.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO

O custeio por absorção é o método em que são apropriados todos os custos de fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O procedimento é fazer com que cada produto ou produção absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

A principal distinção existente no uso do Custeio por Absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. Já os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que não tenham sido vendidos são ativados nos estoques destes produtos.

Custeio de Absorção é o modo derivado da aplicação dos princípios fundamentais da contabilidade e é, no Brasil, adotado pela legislação fiscal e pela legislação comercial.

Nesse sentido reconhece todos os custos de produção como despesas somente no momento da venda, demonstrando de forma mais apropriada à confrontação entre receita e despesa, na apuração do resultado. Por esse motivo é aceito pelo fisco no Brasil.

3.1.1 Vantagens do Custeio de Absorção

• Considera o total dos custos por produto;

• Formação de custos para estoque;

• Permite a apuração dos custos por centros de custos.

3.1.2 Desvantagens do Custeio por Absorção

• Poderá elevar artificialmente os custos de alguns produtos;

• Não evidencia a capacidade ociosa da entidade;

• Os critérios de rateio nem sempre são justos;

• Apresentar pouca quantidade de informação para fins gerenciais.

3.2 CUSTEIO VARIÁVEL

É o método onde apenas os custos variáveis são aplicados aos produtos e os custos fixos lançados diretamente ao resultado como se fossem despesas. Esse sistema também é conhecido como método de custeio direto, por causa dos custos variáveis serem como regra, direta. Custeio Variável é indicado para controles gerenciais, consiste na apropriação somente dos custos variáveis aos produtos. São aqueles que variam proporcionalmente à produção, por exemplo: matéria-prima.

Se utilizarmos duas unidades de matéria-prima para produzir uma unidade de produto, utilizaremos quatro unidades de matéria-prima para produzir duas unidades do produto. Os custos fixos não são rateados para os produtos, mas considerados como custo do período, pois independem d volume de produção. O custo final do produto (ou serviço) será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com