TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA

Exames: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL........................................... 04

2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL............................................................. 00

2.3 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR...................... 00

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 00

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 00

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho por ser um dos pré-requisitos do curso de Ciências Contábeis do Quinto Semestre, apresentado de forma interdisciplinar; tendo como tema Contabilidade aplicada.

Neste trabalho foram abordados vários assuntos direcionados ao estudo e aplicação da contabilidade aplicada; sendo: o índice de Sustentabilidade Empresarial – O ISE-BOVESPA (beneficio e empresas integradas, LRF-Lei de Responsabilidade Fiscal ) contribuição e transparência) e Agronegócio, construção civil e terceiro setor ( expansão das atividades econômicas e oportunidade de atuação do profissional da contabilidade), como são visto no decorrer do trabalho.

Tendo como objetivo principal atender o pré-requisito do curso e também trazer um conhecimento melhor acerca da sua aplicabilidade e suas influencias nos

Setores a que foram pesquisados, bem como as oportunidades para nós graduando em Ciências Contábeis.

2 DESENVOLVIMENTO

O objetivo da Contabilidade Aplicada à Administração Pública é o de fornecer à administração informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições. Isto em observância da Lei de Responsabilidade Fiscal e as normas brasileiras de Contabildade.

2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

O Índice de Sustentabilidade Empresarial ISE é uma iniciativa conquistada pela América Latina. O objetivo principal é criar um ambiente de investimento adaptável com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações através de boas práticas empresariais Também é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, justiça social, governanta corporativa e equilíbrio ambiental. Estende o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, destacando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

O que é o ISE-BOVESPA?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador que mede o retorno absoluto de uma carteira teórica formada por atuações de empresas com notável comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, atuando como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro. As ações são escolhidas em meio as mais comerciadas na BOVESPA, levando em conta a liquidez, e são avaliadas na carteira pela importância (valor) de mercado das ações disponíveis à transação.

A empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice?

Esse tipo de empreendimento (empresas sustentáveis) suscita valor para o acionista em longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Desse modo, pode-se entender que ao se associar ao ISE, a empresa pode obter diversos ganhos, sendo eles tangíveis e intangíveis.

Quantas Empresas integram atualmente o ISE-BOVESPA?

O índice ISE é composto pelas empresas mais bem classificadas em termos de responsabilidade social e sustentabilidade, essa escolha é feita através de analises dos maiores números de liquidez da BOVESPA, de concordata com critérios de triagem e disposição referendados pelo Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Existem critérios para as empresas associar ao ISE. O número máximo de empresas que podem associar-se ao Índice é de 40 empresas, mas somente 37 integram atualmente o ISE-BOVESPA, são elas abaixo elencadas:

AES Tietê; CPFL; Gerdau; Sul América; Banco do Brasil; Coelce; Gerdau MT; Telefônica; Bic Banco; CCR; Itaú Unibanco; TIM; Bradesco; Duratex; Itaúsa; Tractbel; Braskem; Eletropaulo; Light; Ultrapar; BRF; EDP; Natura; Vale; Cemig; Even; Oi; Weg e Cesp.

Estas empresas destacando no momento, por ser as mais observadas e que atingiram as metas propostas pelo ISE.

Há expectativa no Brasil de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.

2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000, intitulada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), durante o governo de Fernando Henrique Cardoso Foi criada com o objetivo de fiscalizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com