TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO

Ensaios: CONTABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

CONTABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO

Unidade 2 - A contabilidade e o Contador

2.1 Informação e tomada de decisão

A informação pode ser vista como um instrumento para lidar com problemas relacionados à administração de empreendimentos, pois, em cenários competitivos, onde os gestores se deparam a todo o momento com a necessidade de tomar decisões, aqueles que souberem aplica-la de forma eficaz podem alcançar posição de destaque diante dos concorrentes.

Os gestores atuam limitados pelo volume e pela qualidade de dados disponíveis, por sua habilidade para acessá-los e, sobretudo, por sua capacidade de analisá-los. O sucesso de um gerente pode ser medido pela qualidade e pela quantidade de suas decisões, que vão depender de sua eficiência na utilização de informações.

2.2 Função do Contador

A função básica do Contador e produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões.

Informações colhidas no site http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/academicas/administracao-e-negocios/contador#.UxXsn42YbIU em 04/03/2014

O que é?

Contador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Ele é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Para o contador, cada número tem seu significado, tudo é importante, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa. Com isso, ele recomenda as atitudes a serem tomadas que visem solucionar problemas financeiros. Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados coletados, para assim adotar os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição.

Quais as características necessárias?

É muito importante, na profissão de contador, exercer a profissão com ética, diligência e honestidade. O contador tem acesso a inúmeras informações privilegiadas das organizações, sendo indispensável o sigilo das mesmas, cabendo ao contador um contínuo cargo de confiança e respeito dentro da organização. Além disso, o contador deve ter as seguintes características:

• Gostar de cálculos matemáticos

• Ser organizado

• Ser ético

• Gostar e ter o hábito da leitura

• Atenção a detalhes

• Ter visão dimensionada

• Ter planejamento de trabalho definido

• Postura crítica

• Segurança diante de problemas

• Ser flexível

Qual a formação necessária?

O estudante que deseja ser um contador deve prestar vestibular para o curso de Ciências Contábeis - Bacharel, que tem duração de quatro anos. Ainda, se ele quiser dar aulas em faculdades do curso em questão, deve escolher a opção Ciências Contábeis - Licenciatura, que também tem duração de quatro anos. Durante o curso de graduação, o aluno vai adquirir conhecimentos para exercer as funções técnicas de registro e elaboração das demonstrações contábeis e também conhecimentos acadêmicos. Estes proporcionarão o estudo das causas e efeitos que determinado fato provoca sobre o patrimônio de uma empresa, visando sua solução.

Principais atividades

• Organização e execução de serviços de contabilidade em geral

• Escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com