TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Monografias: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 2

Conforme solicitado nesta etapa, os capítulos 9: Gerenciamento Contábil Específico e 10: Custo Direto ou Variável, Custeio por absorção e Custeio Baseado em Atividade do livro-texto foram lidos e debatidos, e a equipe chegou no consenso conforme relatório a seguir.

Definição de Custos: são os gastos necessários à fabricação dos produtos da empresa (sem incluir aí os investimentos); um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. São insumos de bens de capitais ou serviços efetuados para execução de determinados objetos (Eliseu Martins). O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.

Os custos diretos (CD) são aqueles que podem ser fisicamente identificados e são gastos industriais que podem ser alocados direta e objetivamente aos produtos. Não necessitam de rateios para serem atribuídos ao objeto custeado.

Os custos indiretos (CI) são aqueles que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. São apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, e precisam de esquemas especiais para a alocação, tais como bases de rateio, estimativas, etc.

Custos fixos (CF) e custos variáveis (CV): são classificações que não levam em consideração o produto, e sim o relacionamento entre o valor total do custo num período e o volume de produção. Fixos, como o próprio nome diz, são custos que mantém um montante fixado não em função das oscilações na atividade. Por outro lado, os variáveis são os que têm seu valor determinado em função dessa oscilação. Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade. Custos variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

Perdas (despesas) - Bem consumido ou serviço prestado de forma anormal e involuntária. As perdas normais decorrem do processo produtivo da atividade desenvolvida e devem englobar o custo do produto fabricado. As perdas involuntárias são provenientes de erros de produção, falha humana... e devem ser contabilizadas como perdas do período, incidindo diretamente no resultado do exercício.

Investimento - Gastos que gerarão suporte tecnológico, estrutural e operacional, em função da utilidade futura de bens ou serviços obtidos. Ou seja, ativado em função de sua vida útil ou benefícios atribuíveis a futuros períodos.

Tecnicamente, a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o valor dos Custos Indiretos de Fabricação, denomina-se RATEIO. Para se efetuar o rateio (distribuição), há necessidade de se adotar algum critério, seja ele estimado ou atribuído. Esse critério é denominado BASE DE RATEIO.

A contabilidade requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com