TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE NA BASE NA RACIONALIDADE NATURAL

Seminário: CONTABILIDADE NA BASE NA RACIONALIDADE NATURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

A PARTIR DO MOMENTO EM QUE CONSEGUIMOS EXPLICAR OS FENOMENOS CONTÁBEIS BASEADOS NA RACIONALIDADE NATURAL, COM O ENFOQUE DA METODOLOGIA INDUTIVA, O DOMINIO DA MENSURAÇÃO APROPRIADA DO VALOR ECONOMICO DE ATIVOS, PASSIVOS, PATRIMONIO LIQUIDO, DESPESAS, RECEITA, PERDAS E GANHO TORNAM SE CRUCIAS, DEMANDANDO A NESSECIDADE DE ESTIMULAR A PESQUISA ACADEMICA NA BUSCA DE METODOLOGIAS DE MENSURAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS QUE FORNECEM UM VALOR BEM APROXIMADO DA REALIDADE DO PATRIMONIO DE UMA ENTIDADE OU ENPRESA.

A TOMADA DE DECISOES FINACEIRAS E ECONOMICAS EXIGEM UM CONHECIMENTO DE VALORES ECONOMICOS APROPRIADOS, O QUE ACABA TORNANDO SE UMA DEMANDA MAIOR PELOS OS USUARIOS DE CONTABILIDADE.

O ATIVO TEM O CONCEITO DE QUE APSRESENTADO COMO UM CONJUNTO DE BENS E DIREITOS DE UMA ENTIDADE OU TANBAPLICAÇOES DE RECURSOS DE UMA ENPRESA OU INSTITUIÇÃO.

E INPORTANTE O ESTUDO DO ATIVO POR QUE PODEMOS DIZER QUE E ESSENCIAL NACONTABILIDADE, POR QUE Á SUA DEFINIÇÃO ESTA LIGADA A MULTICIPLIDADE DE RELACIONAMENTOS CONTÁBEIS QUE ENVOLVEM RECEITAS E DESPESAS. ALÉM DE TER DIFERENTES METODOLOGIAS PARA A MENSURAÇÃO DE ELEMENTOS PATRIMONIAS, O CONCEITO DE ATIVOS E DE UTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE OUTROS TERMOS INPORTANTES COMO RECEITAS, DESPESAS, PASSIVO, PERDAS E GANHOS.

Kaplan e Norton, NONAKA e TAKEUCHI e EDVISSOM e Malone, também, têm afirmado que a geração de riqueza nas empresas está cada vez mais relacionada aos ativos intangíveis ou aos ativos intelectuais. LEV (2001 apud PEREZ; FAMÁ, 2006) define ativo intangível como um direito a benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro, que é criado pela inovação, por práticas organizacionais e pelos recursos humanos. Ainda segundo o autor, os ativos intangíveis interagem com os ativos tangíveis na criação de valor corporativo e no crescimento econômico.

O sistema tradicional da Contabilidade parece ser deficiente, já que ainda não registra os ativos intangíveis não-adquiridos (ou desenvolvidos internamente) de uma empresa, o que pode afetar a qualidade e o poder preditivo da informação apresentada. Assim, investimentos na imagem da empresa, representam uma despesa hoje, mas podem ser revertidas em lucro amanhã.

A conquista ou a perda de um monopólio ou de uma concessão pública, por exemplo, não são transações e, portanto, não estão sendo registradas pela Contabilidade Financeira, mas que, entretanto, podem afetar, sobremaneira, o valor das empresas e o patrimônio dos seus acionistas. De fato, os ativos intangíveis são os itens de mais difícil mensuração e contabilização. Destaca-se entre esses os gastos com organização, marcas e patentes, direitos autorais, franquias, custos de desenvolvimento de softwares, gastos com pesquisa e desenvolvimento, capital intelectual e o GOODWIL.

O conceito de passivo tem acompanhado a evolução das discussões científicas e tem passado por mutações relevantes na busca para refletir a realidade. CAANING (1929) conceituou passivo, como sendo “um serviço, com valor monetário, que um proprietário é obrigado legalmente a prestar a uma segunda pessoa, ou grupo de pessoas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com