TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL CONTABILIDADE

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]




SUMÁRIO

1 Introdução        4

2 Existência da organização        5

3 Cadastro da empresa        6

4 Complementações da pesquisa        8

5 Conclusão        9

6 Referências        ... 10

  1. Introdução

O acesso ao conhecimento é um fator decisivo para garantir o sucesso de uma empresa em qualquer área de atividade.

A organização precisa mais do que nunca acompanhar as constantes alterações no seu ambiente, identificando ameaças existentes e buscar novas oportunidades de crescimento, ou seja, manter os diferenciais competitivos no mercado que atua.

É necessário que o gestor defina objetivos e metas, conheça técnicas e métodos de administração, planejamento e administração financeira.

Este trabalho apresenta através de uma pesquisa o cadastro da empresa Panice Informática Ltda-ME, contendo informações sobre a distribuição das funções, bem como gestão financeira e contábil, além de noções envolvendo aspectos jurídicos no que diz respeito ao contrato social e a importância da ciência atuarial dentro de uma organização.

Na primeira etapa vamos relatar algumas informações contidas no contrato social, cadastro da empresa, organograma das principais funções, terá também uma pesquisa feita com um dos sócios com informações da empresa, e na segunda etapa vamos fazer as considerações e complementações com as informações coletadas e a importância da atuária dentro de uma organização.

  1. Existência da Organização

Sabemos que ao se constituir uma sociedade, o documento mais importante é aquele que vai gerir todas as regras societárias e definir a relação comercial entre os sócios, para isso existe o contrato social no qual define as regras pelas quais as sociedades deverão exercer as suas atividades.

Pensando numa empresa que exercesse sociedade e nos esclarecesse diversas dúvidas sobre gestão empresarial, procuramos em nossa região uma empresa que possuísse uma gestão minimamente organizada e encontramos a empresa Panice Informática-ME, em que a sociedade gira sob o nome empresarial e título do estabelecimento.

Denominação Social: Panice Informática Ltda-ME

Título do estabelecimento: Panice Informática.

Com sede na cidade de Uberlândia-MG, Av. Floriano Peixoto, nº 2735 sala 102, Bairro Brasil, CEP 38400-704, inscrita sob nº CNPJ 06.296.899/0001-18 e registro já JUCEMG em 28/05/2014 sob nº 5279320.

A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento do outro sócio, as quais ficam asseguradas o direito de preferência em igualdade de condições.

  1. Cadastro da empresa
  • Ramo de atividade: Consultoria e implantação em sistemas e configuração de softwares desenvolvidos por terceiros, manutenção, reparação e instalação de máquinas de Informática.
  • Tempo de exercício da atividade: A sociedade iniciou suas atividades em 01 de Abril de 2004 e o seu prazo de duração é por tempo indeterminado.
  • Organograma com a distribuição das principais funções administrativas.

[pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

        

[pic 23][pic 24]

[pic 25]

[pic 26]

[pic 27][pic 28]

[pic 29]

[pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34]

[pic 35]

[pic 36]

[pic 37]

[pic 38][pic 39][pic 40]

[pic 41]

Entrevistamos o sócio Fuvio Ribeiro Panice que nos concedeu as seguintes informações a cerca da empresa:

A administração contábil (aquela que levanta as demonstrações financeiras) é própria ou terceirizada?

R: Terceirizada, contamos com os serviços contábeis do contador Edson Ferreira.

Quais os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades?

R: Ao avaliar os riscos, a administração leva em consideração eventos previstos e imprevistos, como o encerramento de contrato e perda de mão de obra.

O entrevistado sabe o que é e para que serve a atuária?

R: Não, e nem nunca ouviu falar.

O entrevistado possui algum tipo de controle financeiro? Qual? Qual o grau de importância que ele dá para cada um e por quê?

R: Sim possui, ERP-Sistema de gestão. É dada toda importância pois é através dele que serão analisado todos os dados financeiros da empresa e se ter uma visão futura para possíveis investimentos com mais retornos aumentando seu patrimônio líquido.

Qual a opinião do entrevistado quanto a orçamentos no auxílio da gestão financeira?

R: Auxilia diretamente com o fluxo de caixa podendo saber onde se ganha e onde se perde.

Já fez ou faz uso de algum orçamento e por quê?

R: Sim, porque os orçamentos proporcionam padrões quantitativos, por meio dos quais se compara o consumo de recursos e custos de produção. Servem para controlar receitas, despesas, lucros, fluxo de caixa e desembolsos de capital.

Qual o tipo societário adotado pela empresa? Quais os requisitos deste tipo societário?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com