TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTUALIZAÇÃOB HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO EM QUE ESTOU ESTAGIANDO

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]



1- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO EM QUE ESTOU ESTAGIANDO;

1.1– Identificação da Instituição: A Obra Social Nossa Senhora Das Graças foi fundada em l969 por um grupo de senhoras da comunidade católica local, motivadas pelas carências sociais da época, oferecendo às famílias oportunidades de geração e renda com a prática de oficinas de costura e padaria. Contudo, conseguiu acompanhar a evolução através dos tempos, com projetos inovadores no atendimento às novas demandas sociais no atendimento às crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Em 2003 nasce o Projeto Ponte, cuja proposta metodológica em Arte/Educação instituiu mudanças e novos paradigmas a serem alcançados pela comunidade local.

A entidade situa-se no Bairro de Jucutuquara, na cidade de vitória, tendo como vizinhos, os bairros do Romão, Cruzamento, Forte S. João, Ilha Sta. Maria e Monte Belo. Em 2007 foi semifinalista do Prêmio Itaú UNICEF e em 2009 conseguiu ser o vencedor recebendo o prêmio na categoria de pequeno porte. Também nesse ano, o presidente recebeu o Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Vitória e a Comenda Mario Gurgel, concedida às instituições filantrópicas e assistenciais que se dedicam às questões sociais do município de Vitória. Em 2014 foi finalista do Prêmio Reconhecer Vale com o Projeto Ponte, reconhecido como uma iniciativa social que contribui para a promoção dos direitos da criança e adolescente. Em 2015 OSNSG foi eleita para o COMASV – Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória e exercer a sua presidência e, no corrente ano, para o CONCAV – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente de Vitória. Lugares de grande relevância civil e política, quando só aumenta a responsabilidade nas práticas administrativas e no atendimento da missão institucional.

 

Ela possui um espaço que é utilizado para reuniões de Gestão e funcionamento dos trabalhos propostos, sendo eles:

  • 04 salas de aulas em condições de uso, contendo mesas, cadeiras, ventiladores de teto e estantes;
  • 01 refeitório;
  • 01 escritório sendo esse espaço destinado às atividades administrativas, tais como o registro de informações, produção de dados, arquivo de documentos e alimentação de sistemas de informação que é usado pela coordenação da empresa, sendo assim, este espaço é muito importante para o desenvolvimento da função da mesma para a organização das informações relativas aos serviços prestados pela OSNDG;
  • 1 sala de recepção;
  •  01 sala de atendimento destinada principalmente as crianças e suas famílias no atendimento do serviço social que a instituição realiza;
  • 03 banheiros - dois masculinos e dois femininos;
  • 01 cozinha;
  • 01 despensa;
  • 01 Espaço anexo para práticas esportivas e recreativas.
  • Essa estrutura proporciona um ambiente agradável, seguro e confortável para as crianças.

        Com a finalidade de transformar crianças e adolescentes moradores da região, em adultos dignos de um futuro melhor, a Obra Social Nossa Senhora Das Graças é uma entidade sem fins lucrativos que visa colaborar no resgate e contribuir na cidadania de crianças e adolescentes que se encontram em situação de carência social (vulnerabilidade), tendo como missão a promoção do desenvolvimento pessoal da criança e do adolescente, através da arte e educação. Trabalhamos com a prevenção, e o acompanhamento junto às famílias, com ações desenvolvidas voltadas para a perspectiva sócio educacional e social, tendo o respeito à transparência a solidariedade, a disciplina, a ética e a espiritualidade como valores, com objetivo de contribuir na vida de crianças e adolescentes além de seus familiares através de ações socioeducativas, que complementam a escola tais como: recreação, oficinas de músicas, dança artes, lazer, formação humana, acompanhamento escolar e familiar, atendimento social e pedagógico, visitas domiciliares, encaminhamento para outras instituições da rede de proteção social, participação de atividades culturais externas como, passeios, inserção de atividades culturais, esportivas e recreativas, na própria comunidade, reunião de pais, a fim de colaborar com a formação dessas crianças e adolescentes, visando um futuro melhor.

1.2– Estrutura Organizacional – Atualmente a gestora da ONG é a senhora Elizabeth Pinto de Andrade, que conta com a contribuição de alguns colaboradores do projeto. A Obra Social Nossa Senhora das Graças é dirigida por uma diretoria composta de associados eleitos por assembleia, em trabalho voluntário. Mantêm, para a execução de seus projetos e manutenção de sua sede e funcionários, convênios com órgãos oficiais, parcerias com empresas privadas, contribuições de sócios e doações da comunidade. É uma associação civil de direito privado e de fins não lucrativos ou econômicos tendo como missão a promoção, a inclusão social e o desenvolvimento de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, proporcionando oportunidades e facilidades educativas através da assistência social e da educação complementar tendo como instrumento pedagógico as artes, com capacidade atual de atender 130 crianças e adolescentes e suas famílias.

A ONG fica situada na Avenida Vitória n° 1376, Jucutuquara, Vitória, Espírito Santo.

Ela é composta por vários núcleos de profissionais que são essenciais para o funcionamento de suas atividades.

        Esses núcleos são formados por:

        Núcleo de coordenação- Que é responsável em coordenar e orientar a equipe de educadores sociais e instrutores das oficinas contribuindo com a melhoria da qualidade do atendimento.

        Núcleo de atendimento Social- Que é responsável pelo atendimento de crianças com distúrbios comportamentais, de relacionamento e aprendizagem, acompanhamento dos assistidos como também o atendimento às famílias, elaboração de relatórios e mediação de conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (317.2 Kb)   docx (963.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com