TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CPC

Resenha: CPC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

As alterações feitas na lei 6404-76 busca tornar a contabilidade brasileira com praticas mais internacionalizadas e globalizadas,assim as empresas de capital aberto também conhecidas como empresas S.A passam a adotar normas internacionais contábeis, foi criada a lei 11638\2007 também conhecido como lei das empresas de capital aberto ou popularmente S.A, essa lei altera a antiga lei das sociedades por ações, de 1976.

Foi criado o CPC composto por entidades importantes como ABRASCA, APIMEC Nacional, BOVESPA, CFC, IBRACON, FIPECAFI. Os pronunciamentos técnicos do CPC têm como objetivo ajudar profissionais da área de contabilidade no registro e elaborações contábeis e melhor entendimento das leis. A contabilidade brasileira é formada por alguns órgãos de suma importância sendo ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), BOVESPA (Bolsa de valores de São Paulo), CFC (conselho Federal Contabilidade) e RFB (Receita Federal do Brasil).

Foi criado O RTT (regime transitório de tributação), busca neutralizar possíveis diferenças tributarias trazidas pela nova legislação em vigor, trata de ajustes tributários decorrentes de novos métodos e critérios contábeis, ficou opcional o RTT nos anos de 2008 e 2009, passando a ser obrigatório na entrega da DIPJ no exército financeiro de 2009.

Principais Alterações ocorridas com a lei 11941-2009 para empresa de capital aberto e empresas de grande porte foram classificação de ativo e passivo circulante e não circulante, extinção do ativo permanente, criação do intangível, extinção de resultados dos exercícios futuros.

Deixam de existir saldos no grupo resultado de exercícios futuros, seus saldos vão para o passivo não circulante. No calculo da depreciação dos bens imobilizados as empresas devem periodicamente fazer analise dos valores dos imobilizados, suas depreciações e vida útil estimada. Normalmente a depreciação e vida útil são determinadas pela secretaria da receita federal, sendo possível dividir a depreciação em quotas mensais, podem ser usados fatores multiplicadores quando, por exemplo, uma maquina trabalha três turnos assim a depreciação será maior. Tirando as exceções deve ser usada a tabela da RFB para considerar a depreciação.

Criado o ativo intangível localizado dentro do ativo não circulante, será destinado para estas contas gastos com marcas, patentes, direitos de exploração, direitos autorais, a contabilização deve ser realizado pelo valor de aquisição. A criação da conta ajuste de avaliação patrimonial classificada no patrimônio liquido, e o acréscimo ou diminuição dos ativos e passivos de acordo com a avaliação do mercado são relatados no demonstrativo de resultados.

Deixa de existir a divisão de receitas e despesas operacionais e não operacionais, as despesas e receitas ate então registradas como não operacionais ganham nome de outras despesas e outras receitas.

Com as alterações o balanço patrimonial passa a ter nova estrutura sendo ativo circulante, ativo não circulante, realizável longo prazo, investimentos, imobilizado, intangível, passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio liquido.

Deixa de ser utilizado o DOAR (demonstrações das origens e aplicações de recursos) no seu lugar passar a ser usado DFC (Demonstrativo de fluxo de caixa). Fica obrigatório a elaboração do DVA( Demonstração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com