TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CREAS - Sé

Por:   •  28/10/2018  •  Resenha  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

SERVIÇO SOCIAL

Camila Mendes Pinto

Marina Lima Souza

Victoria Rosa Lopes Batista

Vinicius Silva de Jesus

Centro de Especialização de Assistencia Social (CREAS)

 - Sé

São Paulo

28 de outubro de 2018.


Centro de Especialização de Assistencia Social (CREAS) –

Avaliação Prática Supervisionada

Professora: Rosilene A. Santos

Disciplina: Práticas em Serviço Social II

Turma: Turma 037101A13

RA: 7983335, 2445640, 2190305, 1935596

São Paulo
28 de outubro de 2018.


Sumário

1 Introdução.....................................................................................................04

2 Desenvolvimento..........................................................................................05
2 Desenvolvimento..........................................................................................06

3 Conclusão.....................................................................................................07

4 Biografia........................................................................................................08




  1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar um breve resumo de assistencia social no país, dando enfase as unidades centrais do estado de São Paulo, de atendimento especializado, denominadas CREAS.

Apresentaremos o CREAS – Sé tentando demonstrar suas atividades diarias, o foco dos usuários atendidos, sua formação e estrutura.









































.2 Desenvolvimento

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) foi instituída uma nova organização com o intuito de ofertar proteção social, criando novos modelos na gestão e na oferta de serviços oferecidos.

Dessa maneira, fortalece o reconhecimento da Assistência Social como política publica e direito social.

O PNAS pode ser dividido em duas categorias, sendo a primeira delas, a proteção social básica, que é desenvolvida pelo CRAS (centro de Referencia de Assistência Social), e também a proteção social especial, esta desenvolvida no CREAS (centro de referência de Especialização de Assistência Social)
O CREAS (centro de referência de Especialização de Assistência Social) é um órgão instituído pelo governo, mais especificamente pela secretária municipal de assistência e desenvolvimento social, visando atendimento e acompanhamento para proteção dos usuários em situações de violência e vulnerabilidade, o qual é desenvolvido por uma equipe multiprofissional.

A redesenha dessa política publica, realça a importância da constituição e organização das redes de serviços que cabem a Assistência Social, visando a maior eficiência e efetividade em suas atuações.

São atendidos nos centros, famílias e indivíduos em situações de risco pessoal e social, vítimas de trabalho infantil ou abandono, em situações de rua ou que tenham sofrido violência psicológica ou sexual, discriminadas pela orientação sexual ou etnia. Jovens que estejam em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto em casos de liberdade assistida ou de prestação de serviços à comunidade e pessoas beneficiárias do programa Bolsa Família em casos de violação de direitos também estão incluídos neste grupo.

Os Creas orientam e encaminham os usuários para assistência social e serviços públicos disponíveis em suas regiões. Prestam orientações jurídicas, dão apoio as famílias e suporte a documentação pessoal, e também estimulam a mobilização comunitária. A Abordagem Social, Serviço Para Pessoas com Deficiência e Medida Socioeducativas em Meio Aberto são alguns dos serviços ofertados pelos centros, além do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI), de aplicação obrigatória.

Os usuários podem acessar ao Creas diariamente, os endereços dos centros distribuídos pelo país se encontram no Mapa de Oportunidade dos Serviços Públicos, uma ferramenta do Ministério do Desenvolvimento Social.

Em cidades onde não há Creas, a recomendação governamental é procurar a prefeitura local. Existem Creas Regionais, que possuem atendimentos para as cidades que não possuem centros, a regionalização da PAEFI é uma iniciativa para expandir o Atendimento Único de Assistência Social (SUAS).

Pessoas em riscos também podem ser encaminhadas aos centros pelo órgão do Sistema de Garantia de Direitos, como o Ministério Público, pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e outros serviços oferecidos a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com