TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cras Creas

Trabalho Escolar: Cras Creas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 11

CRAS– CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL

O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS – é uma unidade pública estatal descentralizada da Política de Assistência Social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), são instalados em área de grande vulnerabilidade e possuí uma equipe técnica composta por Assistente Social, Psicóloga e Educador Social.

O CRAS é uma unidade que visa o apoio às famílias e indivíduos garantindo os direitos, com ênfase na convivência familiar, por isso é caracterizado como a principal porta de acesso da família na política de proteção básica.

O CRAS Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações e encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência comunitária e família. Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local. Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

1.2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL E TRABALHO TEM COM GESTORES:

Secretaria municipal: Izabela Lisboa Funari Borghi

Coordenadora do CRAS: Ednalva C. Sampaio e a equipe CRAS, com 12 funcionários.

O CRAS abrange o município de Cacoal, no estado de Rondônia, atendendo se necessárias algumas cidades vizinhas de pequeno porte, a instituição também faz atendimento nas zonas rurais, quando o individuo não pode vir à instituição ou em casos comuns do dia a dia.

O CRAS esta localizado na Rua Antônio Sergio Barbosa nº 317, Bairro Vilage do Sol. l, o estabelecimento possui vários cômodos todos os profissionais tem sua sala para os atendimentos.

O Quadro de funcionários da equipe CRAS esta completo.

possui uma equipe de trabalhadores da política de assistência social responsáveis pelos serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, a equipe é;

 01 coordenadora;

 02 Psicólogas;

 03 Assistentes Sociais;

 02 Pedagogas;

 01 Educadora Social;

 01 Monitora;

 01 merendeira;

 02 zeladoras;

Os profissionais para fazer parte da equipe CRAS tem que ter conhecimento sobre:

 Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS/1993;

 Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA/1990;

 Constituição Federal de 1988;

 Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência/ 1989;

 Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004;

 Política Nacional do Idoso-PNI/1994;

 Norma Operacional Básica da Assistência Social – NOB SUAS/2005;

 Leis, decretos e portarias do MDS;

 Fundamentos éticos, legais, teóricos e metodológicos do trabalho social com

e para famílias, seus membros e indivíduos;

 Trabalho com grupos e redes sociais.

PROGRAMA PROJOVEM.

O pro jovem é um programa do Governo Federal, que se materializa por meio do SUAS, é referenciado com o CRAS e articulado ao PAIF, que tem com publico alvo os jovens de 15 a 17 anos, do qual as famílias são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, com o objetivo de fortalece os vínculos familiares e comunitários assim como também preparar o adolescente para o mercado de trabalho e o retorno ou permanecia no sistema educacional.

O Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome (MDS) defini o programa:

O ProJovem Adolescente é um serviço de Proteção Social Básica desenvolvido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e será executado sob a supervisão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nestes núcleos serão desenvolvidas atividades que estimulem a convivência familiar e comunitária, que propiciem o desenvolvimento pessoal e social e capacitem o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade, além de sensibilizá-lo e informá-lo sobre o mercado de trabalho. Outra meta do programa é contribuir para a diminuição dos índices de violência entre os jovens, do uso de drogas, da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada.

O PROJOVEM foi fundado em Cacoal em 2008, tendo hoje matriculados 18 anos, tem a finalidade de desenvolver atividades em grupo com os adolescentes, estas reuniões têm como objetivo abordar tema e/ou conteúdos necessários para a participação e compreensão da realidade social assim como possibilitar o acesso aos direitos.

Assim também deve se permitir o desenvolvimento de habilidades gerais, como a inclusão digital, desse modo capacitando o adolescente para uma escolha profissional, deixando apto para ser inserido no mercado de trabalho.

Cursos em andamento no PRO JOVEM de Cacoal.

 Biscuit em MDF;

 Atendimento ao cliente;

 Cursos de decoupage;

 Técnicas de Vendas;

 Embalagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com