TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia de valor e vantagem competitiva

Artigo: Cadeia de valor e vantagem competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Artigo  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Cadeia de valor e vantagem competitiva

O conceito é de muita simplicidade e por isso, talvez, mostre se tão importante no contexto econômico social em que se inserem as empresas, com a crescente globalização dos negócios e mercados. Toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. Todas estas atividades podem ser representadas, fazendo se uso de uma cadeia de valore.

Essa exposição indica apenas a ideia de avaliar a cadeia interna da empresa, a qual é formada pelas atividades operacionais e organizacionais já citadas. Pode se considerar que a cadeia de valor é uma sequência de atividades desde a origem de recursos até o descarte final de determinado produto. Portanto, tem se uma visão bastante abrangente do conceito, que pode considerar desde a fase da extração de matéria prima até o tratamento final que é dado ao produto, por exemplo, num enfoque de ciclo de vida do produto.

O planejamento tributário é um fator essencial na estratégia de competitividade, pois a redução de custos alcançados a partir da perfeita gestão fiscal, dado o peso dosado dos tributos sobre as atividades.

Diárias, ocasiona excelentes reflexos na situação financeira e patrimonial das organizações. É evidente reafirmar que o planejamento tributário assumiu importância tal que é capaz de interferir decisivamente na continuidade das empresas. Assim, analisou-se o planejamento tributário como instrumento fundamental para auxiliar as organizações a se tornarem mais competitivas. Realizou-se pesquisa exploratória sobre as atividades tributárias. Concluindo que é necessário realizar o pleno planejamento tributário, pois ele poderá analisar todas as operações tributárias atuais, passadas e futuras visando à apresentação de laudos técnicos e jurídicos sobre as melhores alternativas legais na redução financeira do ônus tributário. No entanto, todas as informações precisam de um estudo pormenorizado da situação da organização e dos tributos a que estão sujeitas a recolher. Assim, será possível, dentro da lei, diminuir a carga tributária pela simples mudança de sua forma de arrecadação, ou por outra forma que se mostrar viável e oportuna.

Cada caso tem alguma alternativa diferente de obter vantagem competitiva pela redução ou eliminação da carga tributária. Os efeitos diferenciados do tributo em cada caso demonstram a capacidade de interferência do gestor no processo produtivo por meio do planejamento tributário. Por consequência, há diferentes cargas tributárias sobre a produção de agentes produtivos iguais, estas repercutem em suas cadeias de valor e na competitividade entre os mesmos. Por isso, os tributos irrecuperáveis são adicionados aos incidentes na venda final, formando a carga tributária acumulada no preço de venda do produto ao consumidor final. O gerenciamento da carga tributária na cadeia de valor pode também ser efetuado em situações específicas ou parciais da cadeia produtiva. Nestas, as estratégias do planejamento tributário.

São implementadas pela mudança estrutural da empresa e contemplam alternativas de ganhos em operações que reduzem a carga tributária ou evitam o fato gerador do tributo.

As repercussões dos tributos gerenciados no planejamento tributário de situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com