TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo Numérico

Artigo: Calculo Numérico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O presente trabalho é sobre a descoberta de um código linear palíndromo, para organizar o processo de leitura óptica contido na maior parte dos produtos industrializados, mais concretamente na precisão e eficiência na localização dos contêiners da importadora de Marcos (Vendomundo).

O objetivo desde trabalho é utilizar um conjunto de métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada, agregando conhecimentos de Cálculo Numérico e Álgebra Linear.

Esta organizado em 4 Etapas, cada uma contendo 4 passos para sua conclusão; Na Etapa 1 é aplicado a leitura de literaturas e pesquisa para o entendimento da resolução dos passos subsequentes, e a aplicação dos conceitos de Álgebra Linear para o desenvolvimento do código linear palíndromo.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica no livro-texto (FRANCO, Neide M. B. Cálculo Numérico. 1°ed. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2007).

Passo 1

Relatório 1 - Conceitos e princípios gerais de calculo numérico

Segundo FRANCO:

“...A maioria dos conceitos aqui apresentados são de algebra linear, e isso se deve ao fato de que os resultados da algebra linear, em geral, e da teoria dos espaços vetoriais, em particular, na análise numérica, são tão grandes que estudo por menorizado desses assuntos cada vez mais se justifica. Assim, maiores detalhes sobre o assunto aqui abordado, podem ser encontrados em livros de algebra linear.” (2007, pg 1.)

Definição de cálculo numérico:

O Cálculo Numérico se assemelha muito á um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada.

O cálculo numérico compreende:

• A análise dos processos que resolvem problemas matemáticos por meio de operações aritméticas;

• O desenvolvimento de uma seqüência de operações aritméticas que levem às respostas numéricas desejadas (Desenvolvimento de algoritmos);

• O uso de computadores para obtenção das respostas numéricas, o que implica em escrever o método numérico como um programa de computador

Com isso, provavelmente, obteremos respostas confiáveis para problemas matemáticos. No entanto, não é raro acontecer que os resultados obtidos estejam distantes do que se esperaria obter.

Passo 2 – Ler os desafios propostos:

1. Desafio A

No gráficos a seguir, é apresentada uma interpretação geométrica da dependência e independência linear de dois e três vetores no R³.

A) B)

C)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com