TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibração De Vidrarias

Casos: Calibração De Vidrarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Calibração de vidrarias: É o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondente das grandezas estabelecidos por padrões. (Ref. 1).

Pipetas: Encha a pipeta ate um nível acima da marca com agua destilada termicamente equilibrado. Deixe escorrer o liquido ate que o menisco fique exatamente na marca. Remova a gota que adere à ponta encostando-a na superfície da agua contido em um Bécher e retirando-o sem sacudir a pipeta.

Transfira o conteúdo da pipeta para um frasco seco, limpo e pesado ( ou para um frasco de pesagem), mantendo a ponta da pipeta em contato com a parede dos frasco ( será necessário inclinar ligeiramente a pipeta ou o frasco). Mantenha a posição da pipeta por 15 segundo após cessar o fluxo. Remova o frasco receptor após este tempo. Esse procedimento garante que não ficou liquido aderido a parte externa da ponta da pipeta e que a gota que fica na ponta tem sempre o mesmo tamanho. Para determinar o instante em que o fluxo dessa, observe o movimento da superfície da água logo abaixo da ponta da pipeta. O escoamento está completo quando o menisco fica ligeiramente acima da extremidade da ponta. Conte o tempo de 15 s para drenagem a partir desse momento. Tampe o frasco receptor, pese e anote a temperatura da água. Calcule o volume da pipeta, faça pelo menos duas determinações.(Ref.2)

Objetivo

Calibrar uma pipeta volumétrica de 10 ml.

Procedimento Experimental

Primeiramente pesou-se um Erlenmeyer graduado de 100 ml vazio em uma balança analítica e anotou-se sua massa. Em triplicada.

Em seguida despejou-se água destilada em um Bécher graduado de 50 ml e depois pegou-se uma pipeta volumétrica de 10 ml e pipetou-se volumetricamente.

E então pipetou-se em um Erlenmeyer graduado de 100 ml, e aferiu-se a temperatura com um termômetro e após o equilíbrio térmico anotou-se a temperatura.

Após a aferição da temperatura, pesou-se em uma balança analítica e anotou-se sua massa. Em triplicada.

Instrumentos utilizados: Bécher, pipeta volumétrica, pisseta Erlenmeyer, termômetro, balança analítica, pera.

Resultado e Discussões

Cálculo da média de massas do Erlenmeyer vazio

43,8140 + 43,8141 + 43,8133 = 43,8138 g

3

Cálculo da média de massas Erlenmeyer com 10 ml de água destilada.

53,7196 + 53,7212 + 53,7247 = 53,72183 g

3

Cálculo média das temperaturas

25 + 24 + 24 = 24,33 º C

3

Calcula massa de água a partir da diferença das massas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com