TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características E Limites Físicos De Cabos De Fibra Ótica Na Transmissão De Dados Em Altas Taxas De Transferências

Trabalho Universitário: Características E Limites Físicos De Cabos De Fibra Ótica Na Transmissão De Dados Em Altas Taxas De Transferências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Sobre

Este trabalho foi apresentado na Universidade Católica do Salvador (UCSal) em outubro/2002.

Resumo

Este trabalho começa por mostrar a importância da fibra ótica, principalmente no ramo das transmissões com alta taxa de transferência utilizadas pelos padrões Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet.

Mostra-se, em seguida, uma visão geral sobre estes dois padrões de transmissões baseados no Ethernet enfocando, principalmente, o meio físico fibra ótica.

Segue-se com uma apresentação das características da fibra ótica e tentado mostrar pontos pertinentes a uma fibra de alta velocidade.

Termina-se com uma descrição dos atuais limites da fibra ótica e investimentos que estão sendo feitos para superá-los.

Introdução

A implantação de um novo padrão, batizado com a sigla DWDM (Dense Wavelenght-Division Multiplexing), permitiu a muitas empresas oferecer soluções com velocidades que variam de 622 Mbps – cerca de 10 mil vezes a capacidade de um fio de cobre comum – até 10 gigabits por segundo (Gbps). Especialistas afirmam que, com a capacidade total de transmissão de uma única fibra (mais de um terabit por segundo), em tese, é possível enviar por ela toda a comunicação diária entre Rio e São Paulo, em um segundo, e ainda sobra espaço.

Mas tudo isso tem um custo – e alto – que a maioria das operadoras não está disposta a pagar sem o devido retorno. Se virtualmente um único par de fibra pode transportar sozinho boa parte de toda a comunicação telefônica do país, é verdade também que tamanha simplificação exigiria circuitos eletrônicos potentes o suficiente para organizar e rearranjar os dados, que trafegam nas redes “empacotados” e ordenados sob vários tipos de protocolo. Quanto menos fibra ótica para conduzir, maior é o custo dos equipamentos que ficam nas pontas dos cabos. [Amanha 01]

Como enfocado pela revista Amanha em 2001 as aplicações da fibra são muitas, principalmente no ramo de comunicação de dados de alta velocidade.

Esforços já são feitos para transmissão de dados em alta velocidade, por exemplo, já em 1999 a Luncent em [Luncent 99] anunciava o primeiro roteador óptico de alta capacidade do mundo “capaz de direcionar 10 vezes mais o tráfego da Internet atual em um segundo. Baseado em tecnologia patenteada pelo Bell Labs, o WaveStar™ LambdaRouter usa uma série de espelhos microscópicos para direcionar e rotear, instantaneamente, sinais óticos vindos das fibras da rede, sem ter que transformá-los primeiro em formato elétrico, como é feito atualmente. Isso irá gerar uma economia, em custos operacionais, para os provedores de serviço, de até 25%, e irá capacitá-los a direcionar o tráfego da rede 16 vezes mais rapidamente do que através dos comutadores elétricos.”

Transmissões em terabit logo serão necessárias com mais freqüência e existiram máquinas e aplicações que as exigirão. A fibra ótica é um dos meios possíveis para atender esta demanda. No entanto a fibra ótica também possui limites físicos da transmissão de dados, limites estes que são conhecidos.

Sabe-se que existe uma diferença entre as fibras monomodo e multímodo no que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com