TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carcinoma Espinocelular

Trabalho Universitário: Carcinoma Espinocelular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

CARCINOMA ESPINOCELULAR

Incidência

Segundo a organização mundial de saúde o câncer de boca e o de orofaringe são as neoplasias de cabeça e pescoço mais frequentes. No Brasil, excluindo-se o câncer de pele, o câncer oral e o de orofaringe representam a quinta incidência entre os homens (9,2% dos casos de câncer) e a sétima entre as mulheres (3,6% dos casos), corresponde a 6,7%no total de todos os casos de câncer. Acomete principalmente na quinta década de vida.

ETIOLOGIA

O câncer de boca não apresenta um fator ou agente causador, ou seja, essa patologia é multifatorial. Os fatores em atividade podem ser intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos estão relacionados com o estado sistêmico ou generalizados do paciente, como por exemplo: desnutrição geral, anemia por deficiência de ferro, imunossupressão. A hereditariedade não parece ser um fator etiológico importante. Os fatores extrínsecos são agentes externos como: tabaco, álcool, radiação, sífilis, vírus, deficiência vitamina A, deficiência vitamina C.O fumo seja de cigarro, cachimbo, charuto, invertido, cuspo de tabaco todos são fatores que aumentam o risco de desenvolver o risco de câncer, pois possuem substâncias carcinógenas que atuam sobre oncogenes. O álcool por si só não tem comprovação que seja risco de desenvolver carcinoma epidermoide, porém potencializa a ação do tabaco. A associação desses fatores por um período e intensidade aumenta chance de desenvolver câncer de boca.Os raios ultravioletas podem causar falha no reparo do DNA gerando erro de transcrição que promove um crescimento desordenado e sem função. Essa influencia depende do tempo de exposição, intensidade e quantidade de melanina presente no tecido.

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E RADIOGRAFICAS

A característica clinica do carcinoma espinocelular é variada pode apresentar crescimento exofitico ou endofitico. Além disso, pode apresentar leucoplasia, eritroplasia, eritroleucoplasica. No estagio inicial pode apresentar leucoplasia e eritroleucoplasia normalmente assintomática, por isso que o paciente procura auxilio odontológico em fases mais avançadas. No crescimento endofitico tem como característica apresentar área central ulcerada, irregular, deprimida ter borda elevada. No crescimento exofitico apresenta normalmente superfície irregular, pode ser fungirforme, papilar ou verrucosa, superfície ulcerada, cor pode ser normal, branca ou vermelha. A cor é influenciada pela quantidade de ceratinina e vascularização. Na palpação tumor é endurecido. O crescimento do tumor pode invadir estruturas adjacentes, invasão neural.A metástase pode ocorrer nos linfonodos ipsilaterais cervicais. O linfonodo que apresenta deposito metastático se apresenta de forma endurecido, firma e aumento de tamanho. Alem disso pode ocorrer nos nodos submentonianos quando apresenta câncer de lábio inferior e assoalho de boca, nodos digastricos e jugular superior quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com