TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carros eletro-solares

Projeto de pesquisa: Carros eletro-solares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

Parte 1

Prof. Luiz Ferraz Netto

leobarretos@uol.com.br

Devemos tomar cuidado para extrair de uma experiência apenas o conhecimento que ela fornece --- e parar aí;

senão seremos como o gato que se senta na chapa quente de um fogão.

Ele nunca mais se sentará de novo na chapa quente de um fogão --- e isto está bem;

mas ele também nunca mais se sentará em uma chapa fria.

MARK TWAIN

Introdução - Carros eletro-solares

Que belos carros eletro-solares não!?

É comum que, veiculados pelos meios de comunicação, tomemos conhecimento de novos descobrimentos os quais, sem dúvida, nos causam profundas admirações. Por vezes ficamos a pensar e a nos indagar: 'Como trabalham os homens e mulheres que realizam tais descobrimentos?", "Que método seguem até chegar a obter certos resultados que, além de aceitos e reconhecidos pelos cientistas do mundo todo, se convertem em pontos de partida para aplicações importantes para a humanidade?".

No exemplo acima, destacamos os magníficos carros eletro-solares, que se movimentam convertendo energia solar em energia elétrica e a seguir em energia mecânica. No que tais construtores se basearam para obter energia elétrica a partir de energia solar? Como realizaram tais trabalhos?

Pois bem, quem inicia sua vida científica fazendo tais indagações, começou bem. Já está pronto para ser apresentado ao Método que habitualmente caracterizam tais trabalhos de homens e mulheres que participam da Construção da Ciência, e as reflexões sobre ele. Nos itens a seguir descreveremos as principais características do trabalho próprio das ciências experimentais, dos quais, Física e Química tomam parte.

O trabalho científico é um trabalho planejado

O trabalho dos cientistas se caracteriza por ser um trabalho muito bem planejado, com alguns objetivos iniciais e algumas fases ou etapas que habitualmente, porém não sempre, ocorrem em certa ordem, uma em continuação de outras. O trabalho planejado permite aos cientistas abordar problemas, explicar fenômenos, realizar descobrimentos e obter conclusões de caráter geral.

fenômeno = qualquer modificação observável e passível de repetição. (Léo)

O trabalho científico objetiva buscar soluções

Quando um cientista ou grupo de cientistas trata de estudar algum fenômeno da Natureza, normalmente começa por enquadra-lo como uma 'questão' cuja resposta ele desconhece. Ou seja, o homem de ciência entende que a busca para a explicação de um fato é tal e qual à apresentação do enunciado de um problema para o qual ele deve encontrar uma solução.

fenômeno da Natureza = fenômeno que ocorre na Natureza.

fato = fenômeno de reconhecimento indiscutível.

A razão pela qual um cientista decide estudar um determinado fenômeno e não outro, prende-se ao pessoal interesse que esse fenômeno lhe desperta e com a preparação acadêmica que tem, ainda que, as vezes, também é influenciado pela real necessidade da sociedade, uma vez que, um certo trabalho científico tem, em determinadas ocasiões, um marcante caráter social. assim, por exemplo, o médico britânico Edward Jenner (1749-1823) investigou a forma de combater a varíola e descobriu uma vacina contra ela, solucionando assim graves problemas que essa enfermidade produzia na sociedade de sua época.

varíola = doença contagiosa, já erradicada, provocada por um vírus.

vacina = medicamento que previne o ser vivo a contrair a doença; geralmente feita com o material do agente causador da doença.

O trabalho científico apóia-se em conhecimentos já existentes

Para realizar seu trabalho, os cientistas não partem de 'zero'. Suas investigações aproveitam os conhecimentos já consolidados que existem sobre o objeto de seu estudo. Devido a isso, se diz que a Ciência é acumulativa, quer dizer, que os novos conhecimentos se constroem sobre os anteriores e, dessa forma, tais conhecimentos vão se ampliando.

Nas bibliotecas científicas podemos encontrar todo o conhecimento científico acumulado.

Assim, ainda que Jenner tenha obtido uma vacina para a varíola, não conseguiu estabelecer a origem para esse mal, e tivemos que esperar até que o francês Louis Pasteur (1822-1895), baseando-se nos trabalhos de Jenner, descobriu a causa da enfermidade.

Interior da Sala de Espelhos de um Museu de Ciências

Na atualidade, os grandes descobrimentos científicos do presente e do passado, junto com

muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com