TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carvão Mineral

Dissertações: Carvão Mineral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

Carvão Mineral: O carvão mineral é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. O carvão ao ser queimado libera varias quantidades de energia, por isso é muito utilizado em usinas.

Composição: O carvão mineral é composto por carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas.

História: Começou a ser utilizado em grande escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial. Nesta época era usado para gerar energia para máquinas e locomotivas. Até é usado como fonte de energia.

Geração de poluição: Quando há queima de carvão mineral, lança-se gases poluentes. Esses gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto o carvão mineral não é uma fonte de energia limpa e deveria ser evitada por nos seres humanos. Porém em funções econômicas ainda esta sendo muito utilizado pelas usinas termoelétricas.

Jazidas no Brasil: As maiores reservas de carvão mineral no Brasil situam-se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Tipos de Carvão Mineral: Os tipos de carvão são: Turfa (com cerca de 50% de carbono), Linhito (cerca de 70% de carbono), Hulha (cerca de 85% de carbono) e Antracito (cerca de 90% de carbono).

Curiosidades:

-O carvão mineral é a principal fonte de geração de eletricidade no mundo.Aproximadamente 40% de toda eletricidade do mundo depende do carvão.

-Cerca de 40% do carvão produzido no mundo abastece as usinas termoelétricas, onde é queimado para gerar energia.

-Aproximadamente 40% do gás carbônico gerado no mundo tem como origem a queima do carvão mineral.

- O carvão mineral possui uma estrutura química muito parecida com a do diamante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com