TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Categoria De Unidade De Conservação

Trabalho Universitário: Categoria De Unidade De Conservação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CAMPUS FLORESTA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA 8º PERÍODO

Biodiversidade

Profª. Rutilene Barbosa de Souza

Categorias de Unidades de Conservação

Francisco de Assis Moreira

José Eneval Silva do Amaral

José Rogério Ramos Ferreira

Ralide Mourão

Cruzeiro do Sul-Acre; 08 de dezembro de 2011

CATEGORIAS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

INTRODUÇÃO

Um dos principais desafios para a humanidade é lidar com a "crise ambiental", principalmente com os problemas relacionados ao aquecimento global, à escassez de água potável, ao aumento vertiginoso da população mundial e à gradativa perda da diversidade biológica.

Ao longo da história humana, a proteção de áreas naturais se mostrou uma prática presente na cultura de diversos povos. Os objetivos eram preservar espécies de plantas para uso medicinal e de animais para caça, manter áreas separadas para a realeza ou assegurar recursos naturais para uso imediato e futuro, entre outros.

Hoje, as áreas protegidas, reconhecidas legalmente como unidades de conservação, consistem em uma ferramenta mundialmente consolidada de proteção dos sistemas ecológicos, da biodiversidade e da qualidade de vida. A maioria dos países vem estabelecendo medidas legais para proteger e impor regras ao uso da terra. Com isso, as áreas de proteção já abrangem cerca de 12% da superfície terrestre, envolvendo diversos biomas.

O QUE SÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Unidade de conservação é um termo utilizado no Brasil para definir as áreas instituídas pelo Poder Público para a proteção da fauna, flora, microorganismos, corpos d´água, solo, clima, paisagens, e todos os processos ecológicos pertinentes aos ecossistemas naturais. Algumas categorias de Unidades de Conservação protegem também o patrimônio histórico-cultural, e as práticas e o modo de vida das populações tradicionais, permitindo o uso sustentável dos recursos naturais.

Sob a denominação de Unidade de Conservação figuram diversas categorias, modalidades e formas de proteção à natureza, como: parques nacionais/estaduais/municipais, estações ecológicas, reservas extrativistas, Áreas de Proteção Ambiental (APA), entre outras, que estão descritas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº. 9.985/00). Internacionalmente, o termo Áreas Protegidas é comumente empregado para definir estes espaços, principalmente pela influência e forte atuação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), uma das mais importantes organizações internacionais dedicadas à conservação dos recursos.

IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Conforme visto anteriormente, as Unidades de Conservação servem para proteger a diversidade biológica e os recursos genéticos associados. Para os seres humanos as UCs contribuem especialmente para:

• Regulação da quantidade e qualidade de água para consumo;

• Fertilidade dos solos e estabilidade das encostas (relevo);

• Equilíbrio climático e manutenção da qualidade do ar;

• Alimentos saudáveis e diversificados;

• Base para produção de medicamentos para doenças atuais e futuras;

• Áreas verdes para lazer, educação, cultura e religião;

• Fornecer matéria-prima para tudo o que se possa imaginar.

Fica cada vez mais claro que a sociedade depende de recursos naturais para sua sobrevivência. O setor empresarial, por exemplo, necessita diretamente destes recursos para o seu funcionamento e expansão, com utilização de madeira, óleos vegetais, minérios, água, entre outros.

O mercado sempre atribui valor a estes tipos de bens ambientais, principalmente as matérias-primas. Atualmente estuda-se uma nova forma de valorar a natureza, por meio de serviços ambientais. Esses serviços são decorrentes do bom funcionamento dos ecossistemas naturais.

A produção de oxigênio pelas plantas, a manutenção do clima, o equilíbrio hidrológico, a capacidade de produção de água, a integridade do solo e as belas paisagens para atividade de turismo são alguns exemplos.

A criação de mercados para os serviços ambientais e de instrumentos, como a cobrança pelo uso da água e a comercialização dos créditos de carbono, é relativamente recente. No entanto, há sinais de reconhecimento da valoração econômica desses serviços como forma de proteger os ecossistemas e de evitar a exploração indiscriminada de recursos naturais.

Um outro aspecto positivo das Unidades de Conservação é o fato de que elas promovem a geração de renda e estimulam o desenvolvimento regional e local, apoiando programas de turismo sustentável, criação de cooperativas de ecoprodutos, entre outros, além de incentivarem atividades de pesquisa científica e processos educativos.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO MUNDO

O surgimento do atual modelo de "áreas naturais protegidas" ocorreu nos EUA, devido ao problema da grande expansão urbana e agrícola sobre as áreas naturais. Em 1872 foi criada a primeira área institucionalmente protegida, o Parque Nacional de Yellowstone.

Paulatinamente foram sendo criadas unidades de conservação em diversos

países, inicialmente nas categorias Parque e Reserva. Segundo dados da IUCN (2000) foram instituídas mais de 30.000 áreas protegidas em todo mundo no século XX, abarcando mais de 12,8 milhões de Km², que equivalem a cerca de 9,5 % da superfície terrestre do planeta, numa área maior do que a China e a Índia juntas.

Além do crescimento do número de áreas sob proteção, houve também uma significativa ampliação da quantidade de categorias de manejo, diversificação das finalidades, objetivos e normas para as áreas protegidas.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com