TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cbc De Química Reinventado O Ensino médio

Dissertações: Cbc De Química Reinventado O Ensino médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  6.256 Palavras (26 Páginas)  •  1.956 Visualizações

Página 1 de 26

READEQUAÇÃO DO CBC DE QUÍMICA À ESTRUTURA CURRICULAR

DO REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO

Andréa Horta Machado, Marciana Almendro David, Maria Emília Caixeta C. Lima, Nilma Soares da Silva, Penha de Souza Silva1

Esta é a nova versão da Proposta Curricular de Química adaptada às normas dispostas pela Resolução SEE-MG, Nº 2030, de 25 de Janeiro de 2012.

Quadro de distribuição de conteúdos de Química por ano

1º ano 2º ano 3º ano

1. Propriedades dos materiais: Substâncias e Misturas.

1. Quantidade de matéria 1. Radioatividade

2. Modelo cinético molecular

2. Soluções e Propriedades Coligativas

2. Interações intermoleculares

3. Modelos atômicos e Tabela Periódica

3. Teoria das Colisões e Cinética Química

3. Substâncias orgânicas

4.Ligações Químicas e constituição das substâncias.

4. Equilíbrio Químico 4. Termoquímica.

5. Reações químicas. 5. Teorias ácido-base 5. Eletroquímica

O currículo anterior era organizado em três eixos, modelos, energia e materiais, com a nova carga horária, propõe-se:

Para o 1º ano, Propriedades dos materiais: Substâncias e Misturas, o conteúdo de Modelo Cinético Molecular, um dos tópicos de conteúdo e não mais como aspecto do eixo Modelos, em função de sua importância no processo de elaboração conceitual em química, Modelos atômicos e Tabela Periódica, Ligações Químicas e constituição das substâncias. E em relação ao tópico de reações químicas, propõe-se a abordagem das Leis Ponderais, considerando os aspectos relacionados à reatividade.

Para o 2º ano: Quantidade de matéria, Soluções e Propriedades Coligativas, Teoria das Colisões

1 As autoras contaram com a colaboração dos professores(as) das escolas do projeto piloto do Reinventando o Ensino Médio: Fernando Gonçalves de Barros, Giovani Fernandes Silva Reis, Giselle Batista Maia, Hamilcar da Conceição, Marciano de Freitas Gomes, Renata Fernandes Novaes, Rodolfo Ulisses dos Santos, Rodrigo Magela Viana de Andrade.

e Cinética Química, Equilíbrio Químico e Teorias ácido-base.

O 3º ano se caracteriza, do mesmo modo que o primeiro e o segundo, com conteúdos de química geral distribuídos equitativamente, acrescido de tópicos de química orgânica. Esses tópicos de química orgânica devem ser abordados com ênfase nas propriedades e constituição dos materiais. E há, também, a inclusão do tópico de radioatividade em função de sua incorporação na Matriz do ENEM.

Parte dos conteúdos que estavam inicialmente organizados no primeiro e segundo anos foram realocados no terceiro ano. Isso ocorreu com os tópicos: interações intermoleculares; reações de oxirredução e termoquímica.

Abaixo segue uma proposta de distribuição dos tópicos/conteúdos por ano, em relação ao CBC de Química de 2007.

CBC de QUÍMICA DISTRIBUIÇÃO POR SÉRIE EIXO/TEMA TÓPICOS/HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES 1º ANO 2º ANO 3º ANO Eixo Temático I: Propriedade dos Materiais

1. Materiais: propriedades

1.1. Reconhecer a origem e ocorrência de materiais.

1.1.1. Identificar os materiais mais abundantes no planeta: rochas, minerais, areia, água e ar. 1.1.2. Relacionar a constituição dos seres vivos com os materiais existentes no ambiente. 1.1.3. Relacionar as propriedades dos materiais como plásticos, metais, papel e vidro aos seus usos, degradação e reaproveitamento. 1.1.4. Apontar, por exemplo, a diversidade de usos dos materiais e suas conseqüências ambientais, principalmente relacionadas ao aquecimento global.

X

1.2. Identificar propriedades específicas e a diversidade dos materiais.

1.2.1. Identificar Temperatura de Fusão (TF), Temperatura de Ebulição (TE), Densidade e Solubilidade como propriedades específicas dos materiais. 1.2.2. Diferenciar misturas de substâncias a partir das propriedades específicas.

X

1.3. Identificar as propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição.

1.3.1. Reconhecer que a constância das propriedades específicas dos materiais (TF, TE, densidade e solubilidade) serve como critério de pureza dos materiais e auxiliam na identificação dos materiais. 1.3.2. Caracterizar, a partir do uso de modelos, os estados físicos dos materiais. 1.3.3. Nomear as mudanças de fase e associar essas mudanças com a permanência das unidades estruturais, isto é, reconhecer que a substância não muda. 1.3.4. Realizar experimentos simples sobre as mudanças de estado físico e interpretá-los de acordo com as evidências empíricas. 1.3.5. Construir e interpretar gráficos como recurso de apresentação de resultados experimentais. 1.3.6. Construir e interpretar tabelas como recurso de apresentação de resultados experimentais. 1.3.7. Reconhecer as variações de energia envolvida nas mudanças de fase. 1.3.8. Relacionar a variação da pressão atmosférica com os efeitos na variação da TE. 1.3.9. Construir e analisar gráficos relativos às mudanças de fase. 1.3.10. Prever os estados físicos de um material em função das suas TF e TE.

X

1.4. Identificar a propriedade física densidade.

1.4.1. Aplicar o conceito de densidade em situações práticas. 1.4.2. Realizar experimentos simples, envolvendo a densidade. 1.4.3. Analisar as relações massa, volume e densidade por meio de gráficos.

X

1.5. Identificar a propriedade física solubilidade.

1.5.1. Aplicar o conceito de solubilidade em situações práticas. 1.5.2. Realizar experimentos simples, envolvendo a solubilidade.

X

1.6. Reconhecer métodos físicos de separação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com