TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chuva Ácida

Monografias: Chuva Ácida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA, FÓRMULAS DE ÓXIDOS E ÁCIDOS E REAÇÕES REFERENTES AO PROCESSO.

SANTOS/SP

2014

CHUVA ÁCIDA

O termo "chuva ácida" foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, químico e climatologista inglês. Ele usou a expressão para descrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial. Com o desenvolvimento e avanço industrial, os problemas inerentes às chuvas ácidas têm se tornado cada vez mais sérios. Um dos problemas das chuvas ácidas é o fato destas poderem ser transportadas através de grandes distâncias, podendo vir a cair em locais onde não há queima de combustíveis.

A água de um lago em condições naturais tem o pH em torno de 6,5 – 7,0, podendo manter uma grande variedade de seres vivos que vivem em seu entorno e se alimentam no lago.

Quando o dióxido de carbono (CO2), presente na atmosfera se dissolve na água ocorre a formação do ácido carbônico (H2CO3), com um PH aproximadamente igual a 5,6. Pode-se afirmar que a chuva tem excesso de acidez quando o PH for menor que 5,6.

A chuva ácida é produzida pelo aumento na concentração de óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais. SO2 e NO2 passam a ser então componentes de nossa atmosfera.

De forma equivalente a outros óxidos, o SO2 reage com a água formando o ácido sulfuroso:

SO2 (g) + H2O (l) → H2SO3 (aq)

H2SO3 (aq) → H+(aq) + HSO3- (aq)

O dióxido de enxofre também pode sofre oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3), que por sua vez, em contato com a água da chuva irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.

SO2 (g) + ½ O2 (g) → SO3 (g)

SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq)

H2SO4 (aq) → 2H+ (aq) + SO42- (aq)

Os óxidos são uma classe de substâncias inorgânicas que são formadas por dois elementos, sendo que o mais eletronegativo deles é o oxigênio.

O nitrogênio gasoso (N2) e o oxigênio molecular (O2) da atmosfera podem reagir formando o monóxido de nitrogênio (NO). No entanto, esta reação não é espontânea, necessitando de muita energia para ocorrer. Por exemplo, durante a queima de combustível no motor do carro ou em fornos industriais a temperatura é muito elevada, fornecendo a energia necessária para que ocorra a formação do monóxido de nitrogênio de forma eficiente.

N2 (g) + O2 (g) → 2 NO (g) (em altas temperaturas)

Um fator muito importante sobre a emissão de SO2 é a formação de ácidos no corpo humano, a medida que respiramos. Este ácido pode provocar problemas como coriza, irritação na garganta e olhos e até afetar o pulmão de forma irreversível.

GASES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com