TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chuva Ácida

Ensaios: Chuva Ácida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

SIMULAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA

QUÍMICA AMBIENTAL

Osvaldo Cruz 27/02/2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. MATERIAIS 3

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4

4. RESULTADOS 4

5. CONCLUSÃO..................................................................................................................5

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..................................................................................5

1. INTRODUÇÃO

A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4). O lançamento de gases poluentes na atmosfera tem intensificado o fenômeno conhecido como chuva ácida. Entre os problemas gerados pela chuva ácida estão a destruição de florestas, a contaminação dos rios e a danificação de edifícios e monumentos.

O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. Este é produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel. O óleo diesel e o carvão são muito impuros, e contém grandes quantidades de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma grande parcela da emissão de SO2 para a atmosfera.

Por isso, a nossa prática teve como intuito demonstrar a toxidade dos gases Nox e como a chuva ácida pode ser formada a partir dos gases da atmosfera. Essa prática foi realizada no dia 13/02/2014 no laboratório de Química com a supervisão da professora Edelma Alencar Lima Jacob.

2. MATERIAIS:

 2 kitassatos

 mangueira

 2 rolhas

 Fio de cobre

 Azul de bromofenol

 Folhas ou pétalas de flor

 HNO3 1:1

 Cobre metálico

 1 Béquer

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente, separamos os materiais necessários na bancada de forma organizada. Em seguida, colocamos o cobre metálico e por último o ácido nítrico (HNO3) em um dos kitassatos que chamamos de A na proporção 1:1 (40 ml de água e 40% de HNO3), ligado à mangueira no outro kitassato (B) com solução indicadora de pH azul de bromofenol. No kitasssato A e B, colocamos uma rolha em ambos, mas no kitassato B onde se tem a solução azul de bromofenol, prendemos na rolha com a ajuda do fio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com