TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Criminal

Artigos Científicos: Ciência Criminal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Segurança Publica

Curso: Ciência Criminal

Professor: Fátima Hassan Caldeira

Nome do aluno:

Data: 30/07/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1 Assista ao vídeo “Penitenciárias do Espírito Santo são comandadas pelo crime organizado”, da grande reportagem do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, disponibilizado no seguinte link:

Disponível em: < http://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/penitenciarias-do-espirito-santo-sao-comandadas-pelo-crime-organizado-09022014>

Agora, considerando o vídeo acima, responda aos seguintes questionamentos:

a) Descreva em no máximo 15 linhas o campo de atuação da ciência criminal e o seu papel em nossa sociedade como um dos instrumentos de pacificação social; (Vale 3,0 pontos)

A ciência criminal é muito importante, sempre buscando a melhor forma de punir os transgressores. De acordo com a gravidade do crime praticado terá seu tempo de pena a ser cumprido. Mas essa é somente a primeira parte. Em primeiro lugar precisamos modernizar nosso sistema penitenciário para ensinar, através de programas nos presídios que possam recuperar os criminosos a não reincidirem no crime, dando a eles a instrução e formação de caráter de que precisam. Criminosos devem ser separados nos presídios, conforme seu crime praticado, para assim recuperá-los e recolocar na sociedade. Para tanto precisamos criar especializações/trabalhos nos presídios, para dar a eles uma formação, uma profissão para entrarem no mercado de trabalho. Para tanto devemos criar um incentivo fiscal para as empresas darem oportunidade de trabalho a esses ex-detentos.

b) Comente em no máximo 15 linhas sobre o efeito preventivo do sistema punitivo em nossa sociedade; (Vale 3,0 pontos)

A sensação generalizada de insegurança e realidade da violência nos faz repensar o papel da pena e da prisão e a criar mecanismos eficazes de contenção. O sistema penitenciário não cumpre a muito tempo a sua verdadeira função, e as respostas dadas atualmente em nada tem contribuído para melhorar a segurança. Pior que isso, tem contribuído para formação de criminosos. Porém pensar de forma isolada em políticas criminais preventiva não vai resolver o problema da criminalidade e da marginalização. A mudança no sistema preventivo e punitivo brasileiro deve vir acompanhada de uma mudança social. Não podemos pensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com