TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Social

Seminário: Ciência Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Seminário  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Por que a Contabilidade é uma Ciência Social?

A Contabilidade é uma ciência social, pois é a ação humana que modifica e estuda as variações do patrimônio das empresas, realiza o controle, o fornecimento de informações para tomada de decisões. Todavia, a contabilidade utiliza métodos quantitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta. (PLT 146, p.11)

Segundo Padoveze

a Contabilidade é uma ciência social porque tem o objeto próprio de estudo, que é o Patrimônio e os eventos econômicos que alteram esse Patrimônio; utiliza-se de método racional; estabelece relações entre os elementos patrimoniais, válidas em todos os espaços e tempos, ou seja, é um ramo de conhecimento universal e permanente; apresenta-se em constante evolução; o conhecimento contábil é regido por leis, normas e princípios; seus estudos têm o caráter de generalidade, ou seja, os mesmos eventos econômicos reproduzidos nas mesmas condições provocam os mesmos efeitos; tem caráter preditivo, isto é, os modelos contábeis permitem a construção de modelos de decisão para eventos futuros; tem o caráter de certeza na afirmação de seus enunciados; está relacionada com os demais ramos de conhecimento científico, pois se utiliza de instrumentos das ciências da matemática, filosofia, economia, psicologia, administração, direito, etc. (2004, p. 42.).

Sendo assim, a Contabilidade se diferencia da ciência exata, por estar em constante evolução, obrigando o profissional contábil a acompanhar as atualizações que há, para que possa atender com satisfação seus clientes, deixando-os ciente das mudanças que ocorrem.

Objeto da Contabilidade

O objeto da Contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou empresa.

Conforme Padoveze (2004, p.31) define, o Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.

Objetivo da Contabilidade

Na Contabilidade, os objetivos estão definidos como as informações deverão ser geradas para que os seus usuários possam tomar conhecimento da situação da organização e assim, poder tomar a decisão correta.

Sendo assim

a Contabilidade, tem por finalidade analisar, interpretar e registrar os fenômenos que ocorrem no patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, busca demonstrar a seus usuários, através de relatórios próprios (Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido ou Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Balanço Patrimonial, Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos e outros), as informações sobre o comportamento dos negócios para a tomada de decisões. (FAVERO et. al. 1997, p. 13).

Dessa forma, a medida que a Contabilidade procura através de um conjunto básico e padronizado de informações atender diversos usuários, adequando –os de acordo com os requisitos específicos de cada um, ela está assim atingindo seu objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com