TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Discursiva 1 - Ciência Tecnologia Sociedade

Por:   •  1/11/2017  •  Monografia  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DISCURSIVA

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Gerson Francisco da Silva

Engenharia de produção

Questão 1

Com base no texto acima e nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, explique o que é inteligência artificial e exemplifique alguns dos avanços que essa tecnologia proporciona que ajuda a explicar o medo de alguns especialistas da área em relação ao seu uso no futuro.

Segundo Rich(1988), a inteligência artificial (IA) é um estudo para fazer os computadores realizarem tarefas em que no momento as pessoas são melhores, seja através de mecanismos ou softwares. Podemos encontrar na internet e em outros livros a definição para IA como, inteligência que se aproxima da dos seres humanos.

Podemos citar alguns avanços e experimentos que utiliza esta tecnologia, como por exemplo, o reconhecimento por voz do iphone ou aplicativos de celular. Também existe a biometria que é utilizada para identificar os usuários através da digital do usuário, este serviço é muito presente hoje em dia nos caixas eletrônicos dos bancos e em diversos outros dispositivos.

Já com relação ao medo de alguns especialistas em relação ao seu uso, o mais recente acontecimento para comprovar isto, é um novo sistema que o facebook estava desenvolvendo e foi abandonado. Segundo o site infomoney, o facebook abandonou dois programas conhecidos como chatbots, esse programa simula conversa de pessoas reais e aparentemente o programa criou uma linguagem própria para comunicação, porém é incompreensível aos humanos.

Questão 2

Com base nos dados expostos acima na charge sobre internet das coisas, cite dois avanços traduzidos pelo advento dessa tecnologia e também dois problemas gerados por ela.

Hoje em dia com o avanço da tecnologia, é muito comum a conectividade com muitos os objetos. Podemos citar por exemplo um avanço desta tecnologia, como a interatividade do ser humano com os carros que já estão no mercado, ou seja, acionamento a distância do motor do automóvel através da chave e controlar a temperatura do ar condicionado do mesmo a distância ou através de aplicativos.

Mas podemos também citar problemas gerados pela conectividade, como por exemplo, existe no mercado sistemas de tranca de portas e aparelhos através do código QR, esse sistema é feito a leitura de uma imagem através da câmera do smartphone do usuário que o aparelho ao reconhecer o usuário ele permite a abertura da porta. Porém, e se o aparelho smartphone do usuário descarregar a bateria por exemplo, o usuário teria dificuldade de utilizar o aparelho que possui esta tecnologia.

Outro exemplo é o reconhecimento de aparelhos com biometria, ele é capaz de reconhecer a leitura da digital do usuário, após a confirmação do mesmo o usuário poderá ter acesso ao aparelho. Porém, se o usuário sofrer um corte no dedo da digital, o aparelho não irá conseguir identifica-lo e liberar o acesso do mesmo.

Questão 3

Analise a afirmação ”O Big Data se refere apenas ao excesso de informação presente na sociedade da informação”. A sentença é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.

O Big Data é um conjunto dados estruturados e não estruturados, que necessitam de ferramentas bem estruturadas para lidar com essa quantidade de informação. A sociedade compartilha milhares de dados e informações todos os dias, como por exemplo, e-mails, transações bancarias e outros, portanto existe a necessidade de fazer melhor uso de seus bancos de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com