TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO CIENTÍFICO: ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE

Por:   •  29/7/2019  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ARQUITETURA E URBANISMO

HENRIQUE FERNANDO SANTOS GOMES

MARILZA APARECIDA LOPES HONORATO

RESENHA

O MÉTODO CIENTÍFICO: ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE

Aracaju

2019

HENRIQUE FERNANDO SANTOS GOMES

MARILZA APARECIDA LOPES HONORATO

RESENHA

O MÉTODO CIENTÍFICO: ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE

Resenha apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do Prof. Dr. Auro de Jesus Rodrigues, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.

Aracaju

2019

SILVA, Luís Carlos Lemos da. O método científico: algumas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Kínesis, São Paulo, v. II, n. 3, p. 306-315, Abril 2010.  

Luís Carlos Lemos da Silva, Professor com experiência em Educação, Ensino, Pesquisa e Extensão, atuando nos temas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Sociologia Jurídica, Política e Ética. Autor dos livros: O primeiro olhar? A filosofia em contos amazônicos; O segundo olhar? A filosofia em temas amazônicos; O terceiro olhar? A filosofia em lendas amazônicas; O homem religioso.

O texto trata da relação existente entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), através de uma análise científica. O autor faz uma abordagem entre o século XIX onde a busca pelo conhecimento através de dados empíricos e das leis que regem a natureza geram a corrente filosófica denominada de Positivismo, e o início do século XX onde a crise da física clássica causadas pelas faltas de explicações revolucionarias geram a Teoria Quântica e a Teoria da Relatividade.

Sendo a ideia principal discutir através de uma perspectiva metodológica, baseada na teoria funcionalista ou positivista alternativa, que busquem uma tendência educacional capaz de relacionar essa teoria com a CTSA, de maneira a tornar o ensino de ciências mais crítico, participativo e reflexivo, diminuindo a desigualdade.

Em contrapartida ao positivismo, o método científico representa a metodologia que define e diferencia o conhecimento da ciência de outros tipos de conhecimentos. Serve de marco na geração da informação, tanto na construção da teoria, através da observação, no método indutivo, quanto na formulação de hipóteses no método dedutivo. No texto, é explicado que nenhum desses métodos é capaz de responder toda a realidade. Dessa forma surge então a necessidade de tratar a CTSA, como tendência e não como um movimento.

O autor mostra que tecnologia afeta a vida do homem e da sociedade, gerando problemas de ordem ambiental, ética e política. O mesmo sugere, a implantação de uma nova postura para compreensão da educação tecnológica. O verdadeiro sentido da tecnologia é de promover relações democráticas entre as pessoas através das informações, esclarecendo que a população precisar estar apta a avaliar as potencialidades e os perigos.

O autor alega que somente com investimento em educação, um país poderá se inserir no contexto cientifico e tecnológico mundial. Com estilo claro e objetivo, o autor fala sobre o método cientifico, exemplificando e impulsionando reflexão crítica através de discussão teórica sobre fundamentos e metodologias. Além de expor a respeito de determinados tópicos, relacionando autores e bibliografia específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com