TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências e Tecnologias em Saúde

Pesquisas Acadêmicas: Ciências e Tecnologias em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

Ciências e Tecnologias em Saúde

OSASCO - 2012

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

2º Atividade Pratica Supervisionada

Ciências e Tecnologias em Saúde

1º Semestre – Noturno

OSASCO - 2012

COMPETENCIA DO ENFERMEIRO

Devido à globalização e a enorme demanda, as instituições de saúde buscam cada vez mais profissionais com mais preparo e conhecimento ciêntifico para exercer competências gerenciais dentro da gestão hospitalar.

A competência nos mostra que esta diretamente ligada a busca pela qualidade em serviços prestados, forçando assim os novos e antigos profissionais buscarem cada vez mais se qualificarem e aperfeiçoarem os seus conhecimentos para poderem competir no mercado de trabalho. No ambiente hospitalar a equipe de enfermagem leva destaque na equipe multiprofissional devido ao seu volume maior de profissionais envolvido. A equipe e formada por auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiro. O enfermeiro profissional que age como um gerente na assistência de enfermagem prestada ao paciente. O enfermeiro tem uma qualificação de nível superior e de educação continua. Ele tem varias competência dentro do ambiente e equipe de enfermagem, tem que ter atenção a saúde, supervisionar treinar e capacitar técnicos e auxiliares para que se tenha um bom fluxo e excelência na prestação do atendimento ao paciente, ter boa comunicação para poder exercer o a sua liderança na equipe,saber gerenciar e administrar os setores sobre sua responsabilidade buscar sempre a educação permanente para enriquecer o seu conhecimentos e suas habilidades objetivando sempre resultados eficientes.

POLITICAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE E DE ENFERMAGEM

Podemos definir gestão como um conjunto de processos utilizados para planejar, construir, equipar, avaliar e manter a confiabilidade de espaços e tecnologia. No Brasil, a gestão é pouco utilizada, principalmente na área da enfermagem. O profissional não tem consciência sobre o assunto e muito menos fazem o uso desta gestão.

A Tecnologia de Gestão é um conjunto de ações teóricas e praticas, validadas no gerenciamento do cuidado e serviços de saúde, nada mais é do que a aplicação dos conhecimentos e técnicas, de uma forma sistematizada e organizada voltada para o gerenciamento de pessoal e dos serviços de enfermagem.

Os avanços ocorridos na pratica dos serviços de saúde e de enfermagem traz de encontro a construção de políticas e tecnologias no processo de gestão contemplando as necessidades do ser humano como um ser dinâmico, capaz de participar na luta por seus direitos.

Para a compreensão do homem como ser sócio político cultural o reconhecimento representa um marco em termos de organização no trabalho e nos processos de gestão e ao constatar que as organizações têm no conhecimento seu maior valor, o gerenciamento deste vem ganhando espaço, tanto nas praticas organizacionais quanto na literatura.

Os profissionais de enfermagem do Brasil possuem grande potencial para articular os serviços de enfermagem com competência técnica, porem ainda não estão preparados politicamente, limitando suas autonomias profissionais tornando-se ainda subordinados a outros profissionais.

Levando em consideração os avanços e as constantes mudanças no setor da saúde, é importantíssimo e imprescindível que o “enfermeiro” desenvolva suas habilidades políticas, gerenciais e de liderança. Sendo necessário também que ele busque instrumentos para o desempenho destas funções, essa preparação para atuar o gerenciamento, funções políticas (liderança), bem como preparo para trabalho nos SUS deve acontecer durante a sua formação profissional.

A educação continuada desempenha um papel importante na consecução dos objetivos na obtenção de qualquer ação de enfermagem para uma assistência bem sucedida em se tratando de aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas de gerenciamento e liderança. A tecnologia deve estar a serviço do ser humano, principalmente no que tange o contexto hospitalar, devendo ser plenamente dominada pelos profissionais como garantia de um uso seguro e eficaz, sem gerar estresse para quem a utiliza ou a opera.

Com novos estudos, medidas vêm sendo adotadas para melhoria dessas novas práticas, cabem a nós enfermeiros em busca de um mundo melhor, fazermos a diferença perante o mercado de trabalho.

Sendo assim, é necessário que o enfermeiro esteja envolvido, comprometido e preparado para desenvolver suas diferentes habilidades, capacidades e competências, não apenas técnicas, mas também políticas, tecnológicas e de gestão.

GERENCIA E COMPETENCIAS GERAIS DO ENFERMEIRO

A instauração da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD) nas escolas tem o propósito de que os profissionais possam ser mais ativos, críticos, diante do mercado de trabalho, assim estando altamente capacitados a aprender a “aprender” com isso executar o seu trabalho da melhor forma possível.

As instituições de ensino de enfermagem foram as primeiras da área da saúde a se mobilizarem para assim tacar as diretrizes gerais para a educação no Brasil. Para a educação profissional de nível técnico a competência profissional é a capacidade profissional de “mobilizar, articular, colocar em ação, valores, conhecimentos e habilidades para o desempenho eficiente e eficaz”.

Na graduação a nova Lei prioriza as seguintes competências e habilidades gerais dos profissionais: atenção a saúde tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, e gerenciamento e educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com