TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências e tecnologias ecológicas

Projeto de pesquisa: Ciências e tecnologias ecológicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo Ciências do ambiente

Sustentabilidade: Uso do recurso na atualidade,repondo para que não falte para geração futura.

Ex:

ESPÉCIE- é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex.: Homo sapiens

POPULAÇÃO- é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. Ex.: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia; população de bactérias causando amigdalite por 10 dias, 10 mil pessoas vivendo numa cidade em 1996, etc.

COMUNIDADE OU BIOCENOSE- é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.

ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO- é o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos - seres vivos) que com o meio se relaciona.

HABITAT- é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc.

BIÓTOPO- Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o habitat das piranhas é a água doce, como, por exemplo, a do rio Amazonas ou dos rios do complexo do Pantanal o biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos desse rio, dentre elas, a de piranhas.

NICHO ECOLÓGICO- é o papel que o organismo desempenha, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. O nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc. Exemplo: a fêmea do Anopheles (transmite malária) é um inseto hematófago (se alimenta de sangue), o leão atua como predador devorando grandes herbívoros, como zebras e antílopes.

ECÓTONO- é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.

BIOSFERA- toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera. E a vida é só possível nessa faixa porque aí se encontram os gases necessários para as espécies terrestre e aquáticas: oxigênio e nitrogênio.

Fatores Bióticos

Biótico (bio = vida)

Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.

Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última. Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.

• Fatores bióticos:

o produtores

o macroconsumidores

o microconsumidores.

Fatores Abióticos

Abiótico ( A =não, bio = vida)

Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.

• Fatores abióticos:

o substâncias inorgânicas - ciclos dos materiais

o compostos orgânicos - ligam o biótico-abiótico

o regime climático

o temperatura

o luz

o pH

o oxigênio e outros gases

o humidade

o solo

Componentes abióticos → conjunto de todas as influências do meio (umidade, pressão, temperatura, luminosidade, pH), atuantes sobre os organismos

Componentes bióticos → conjunto de seres vivos.

Cadeia Alimentar → Sequência de alimentação em que os produtores servem de alimento para os consumidores primários, estes para os secundários e assim por diante, até atingir o nível dos decompositores.

Os componentes da cadeia alimentar são toda a parte viva que a compõe e são classificados em produtores, consumidores e decompositores.

Produtores

São seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Os Produtores são os primeiros da cadeia alimentar que não precisam se alimentar de outros organismos.

Exemplos de produtores: plantas, algas, vegetais e algumas bactérias.

Consumidores

São os seres heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento e por isso necessitam buscar em outros seres a energia para sobreviver.

Eles se alimentam dos produtores e dividem-se basicamente em consumidores primários (herbívoros), consumidores secundários (carnívoros) e consumidores terciários (carnívoro).

Importante lembrar que nesse nível trófico estão os chamados detritívoros, isto é, animais que se alimentam de restos orgânicos, como abutres, urubus, moscas, etc.

Decompositores

Muito importante para o ciclo da cadeia alimentar, esses organismos se alimentam damatéria orgânica em decomposição dos seres mortos a fim de obter nutrientes e energia.

Nesse processo, transformam a matéria orgânica em inorgânica, que será utilizada pelos produtores, recomeçando o ciclo. São eles: fungos, bactérias e alguns protozoários.

Exemplo de Cadeia Alimentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com