TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências sociais

Tese: Ciências sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências Sociais

Valores, Normas e Costumes

No estudo do indivíduo e a sociedade percebemos que as normas e valores existem para que cada grupo se reconheça em seus modos e costumes e que haja um controle da conduta social de cada um de seus integrantes.

Uma vez que cada grupo social se forma pelo seu histórico e suas mudanças ocorrem de maneira a progredir ou preservar este grupo em sua existência, entendemos que os costumes são formados por características regionais, que se mutam ao longo do tempo, mas perpetuam uma idéia já estabelecida naquela sociedade.

Quando observamos a charge em questão, podemos entender que em um país de praia, calor, religiosidade miscigenada, a mulher se veste de maneira mais extravagante, para o grupo onde ela esta inserida, a sua vestimenta é comum.

Já para a mulher vestida com burca, apesar do país ter uma temperatura também alta, o que predomina é a religiosidade severa, onde por uma questão de honra e respeito as mulheres se cobrem totalmente, sendo apreciadas e elogiadas apenas pelo marido, conforme a religião expõe como uma conduta correta.

O comentário sobre a sociedade maxista de forma igual porém base de raciocínio diferente se dá justamente pelo diferença de valores.

Isso explica porque valores e normas andam juntas em qualquer sociedade, porém cada uma adaptada a sua realidade e histórico.

Já o conceito de costume, eu vejo como algo mais regional, afinal numa mesma sociedade de normas e valores iguais, os costumes são diferentes.

Exemplo.: No Brasil, temos uma única constituição com leis iguais a cada cidadão de forma igual independente da sua região, cultura, costume. Porém os Estados com climas diferentes; com sotaques diferentes; costumes muito peculiares, como a famosa COMIDA TÍPICA, danças, gostos musicais nos faz compreender o conceito de costume, que se formam através dos grupos sociais onde as pessoas se unem por interesses comuns, cada um com sua característica pessoal porém unidos por uma razão coletiva.

Outro bom exemplo de costumes são os índios, que andam pelados, o parentesco tem uma importância irrelevante, os hábitos são perpetuados de geração a geração de forma imposta para que a tradição não se perca.

No entanto a nudez não é permitida em qualquer lugar, salvo praias específicas, as tradições não são impostas bem como um marceneiro pode ter filhos médicos, professores, não necessariamente marceneiros como o pai. O parentesco é relevante, ainda é visto com maus olhos casamento entre primos, que muitas vezes são rejeitados pelas famílias coma justificativa de má formação genética dos futuros filhos do casal.

Voltando a questão das charges, o pensamento igual das duas mulheres expões formas totalmente diferentes de pensamento. Pois cada uma buscou em seu grupo social, buscou nas regras e normas da sociedade que estão inseridas o modelo de CORRETO, para julgar uma a outra como ERRADA (de forma figurativa), mas uma vez que pensamos em cada uma como uma unidade com suas “razões”, podemos afirmar que as duas estão corretas!

A ciência social vem para estudar essas formações, mudanças, valores, costumes de forma que se possa encontrar uma maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com