TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloreto De Alumínio

Ensaios: Cloreto De Alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

O cloreto de alumínio, fórmula Al Cl3 - 133,34 g.mol-1 é uma substância sólida (T.F. 194 °C - forma anidra) nas condições ambiente.

Na molécula de cloreto de alumínio, salienta-se:

Átomo de alumínio;

Átomos de cloro.

1O cloreto de alumínio é um composto inorgânico encontrado na forma anidra ou hexaidratada. Ele é um sólido de cor branca, mas geralmente é encontrado na cor amarela devido à contaminação com cloreto de ferro (III).

À primeira vista, o cloreto de alumínio parece ser um sal inorgânico com a fórmula AlCl3, no entanto, o alumínio, assim como outros elementos do grupo III, tende a formar ligações covalentes com haletos. Sendo 4 o número de coordenações energeticamente favoráveis, o AlCl3 formar dímeros de Al2Cl6, mesmo na fase vapor.

2

É uma substância higroscópica, possuindo alta afinidade pela água, que penetra na estrutura do cloreto de alumínio gerando a forma hexaidratada AlCl3·6H2O. Após a hidratação, a fase anidro não pode ser recuperada com aquecimento, pois o cloreto é perdido na forma de HCl gasoso, restando apenas hidróxido de alumínio (Al(OH)3 ou alumina (óxido de alumínio, Al2O3)

Al(H2O)6Cl3 → Al(OH)3 + 3 HCl + 3 H2O

Al(OH)3 → Al2O3 + 3 H2O

3As soluções aquosas de AlCl3 são iônicas e, portanto, conduz bem a eletricidade. Além disso, são ácidas, devido a formação de HCl. Ao reagir AlCl3 com hidróxido de sódio, é formado um precipitado de cor branca (hidróxido de alumínio).

AlCl3 + 3 NaOH → Al(OH)3 (precipitado) + 3NaCl

O cloreto de alumínio pode ser preparado através da reação exotérmica do alumínio metálico com gás cloro ou cloreto de hidrogênio a altas temperaturas.

2 Al + 3 Cl2 → 2 AlCl3

2 Al + 6 HCl → 2 AlCl3 + 3 H2

É provavelmente o ácido de Lewis mais utilizado, sendo empregado há décadas como catalisador em muitas reações químicas, como por exemplo, na reação de alquilação e acilação de Friedel-Crafts.

4

4O cloreto de alumínio foi a primeira substância utilizada como antitranspirante que apresentou uma boa ação. Porém, causava irritações na pele e mancha nos tecidos. Por isso, vem sendo substituído pelos sais hidratados de cloreto de alumínio, chamados de cloridratos de alumínio (formula geral AlnCl(3n-m)(OH)m), que não apresentam esses inconvenientes. Um exemplo é o sesquicloridróxido de alumínio, que apresenta baixo grau de irritação, sendo indicado para produtos hipoalergênicos.

4O antitranspirante funciona através a difusão do sal de alumínio pelos ductos das glândulas sudoríparas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com