TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Eletronico

Artigo: Comercio Eletronico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

3 - COMÉRCIOS ELETRÔNICOS

O Comércio Eletrônico (CE, E-commerce), é a compra e venda de produtos ou serviços através de uma rede integrada (internet). Está forma de comércio permite que as chamadas Lojas Virtuais ofereçam aos consumidores seus produtos e formas de pagamento variados. Assim, o Comércio Eletrônico se torna um meio facilitador dos negócios, fazendo com que as empresas que atuam neste segmento sejam estimuladas a competitividade de mercado.

O ambiente tradicional de negócio está mudando rapidamente, uma vez que os consumidores estão procurando cada vez mais flexibilidade. As empresas devem olhar para fora de suas organizações quando estão elaborando suas estratégias de vendas. Estas estrategias incluem estabelecer conexões eletrônicas com clientes, fornecedores, distribuidores, e até mesmo grupos de indústria, para assim incrementar a eficiência comunicativa, expandido a participação no mercado e mantendo um diferencial frente a concorrência. (ALBERTIN, ALBERTO, 2004).

Cameron (1997) define que CE inclui qualquer negócio transacionado eletronicamente, em que essas transações ocorrem entre dois parceiros de negócios ou entre um negócio e seus clientes.

Contudo, segundo Kalakota e Whinston (1997), o CE pode ter definições diferentes, uma vez que depende de diversas perspectivas, tais como:

de uma perspectiva de comunicações, o CE seria

uma entrega de informações, produtos/serviços, ou pagamentos por meio de linhas de telefone, redes de computadores ou outros meios eletrônicos disponíveis;

de uma perspectiva de demanda e corte, onde o CE seria uma prestação de serviços que atenda o desejo das empresas e dos consumidores, havendo enfoque nas redução de custos;

É notório que empresas não compram ou investem em tecnologia de informação e comunicação simplesmente porque ela é nova ou porque é tida como interessante pela imprensa. As empresas adotam tecnologia para economizar dinheiro e aumentar seus lucros.

3.1- Tipos de Comércio Eletrônico

Ultimamente o comércio eletrônico tem aumentado significativamente, e com isso novos tipos de negócios têm surgido para atender os diferentes consumidores. Os mais comuns são:

BUSSINES-TO-BUSSINES (B2B)

É o comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais, ou seja de empresa para empresa, é considerada uma forma comum e lucrativa de negociação on-line.

BUSSINES-TO-CONSUMERS (B2C)

Comércio eletrônico de negociação entre empresas e consumidores. A comercialização de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final, sem intermediários;

CONSUMERS-TO-BUSSINES (C2B)

Este gênero de CE se da quando consumidores vendem para as empresas. uma empresa que deseja adquirir um produto, anuncia na rede a intenção de compra. Os consumidores que possuem o

que a empresa quer, faz a oferta.

CONSUMER-TO-CONSUMER (C2C)

Essa modalidade se da quando a negociação é realizada entre os próprios consumidores. Está forma de comércio digital é muito popular no Brasil.

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com