TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação interpessoal eficaz: os cinco elementos críticos.

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

Instrumentos e técnicas do Serviço Social

Comunicação interpessoal eficaz:  os cinco elementos críticos.

Alunos: Dayse Paula; Diana Corina; Evane Cristina; Kézia Cristina; Paulo Henrique; Sandra Ferreira.

Professora: Mariana Cristina.


Capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade (irritação):

        A contrariedade gera no indivíduo, seja em qualquer área da vida, uma raiva que se parece mais com um “vulcão em erupção” e junto vem uma “avalanche” de problemas que são ocasionados por esse sentimento. O assistente social por “natureza” trabalha com contrariedades, por exemplo, são contra a injustiça social, contra certas atitudes do governo e etc. Mas no ambiente de trabalho independente qual profissional for, é necessário saber lidar com isso, sempre irá ocorrer uma coisa a qual não gostará ou que não gostaría que acontecesse, seja com o patrão, com colegas de trabalho, clientes, pacientes/usuários.

A questão é como controlar esse sentimento?

Certas atitudes que nos ajudarão com esse problema.

1- Humildade: Humildade não significa que deve-se  aceitar tudo de boca fechada, mas ouvir e refletir no que outro está falando, é uma atitude de “dilatar a mente”, “aumentar as fronteiras das ideias” , deixar ser flexível, pois ninguém é dono da razão, e pode sim, mudar de ideia.

2-Paciência: ela é uma virtude que pouco se encontra nessa sociedade, ela é baseada no autocontrole emocional, ou seja, ajuda o individuo a ser tolerante, em relação a uma situação desagradável, e também pensar nas possíveis consequências que terá caso reagir com comportamentos raivosos.

3-Resiliência: Resiliência é a habilidade de se manter calmo diante de uma situação estressante, de controlar o seu comportamento, não deixando ser levado pelas emoções “explosivas”.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com