TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Hemotasia E Sua Função

Casos: Conceito De Hemotasia E Sua Função. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Hemostasia é o processo pelo qual o corpo espontaneamente deixa de sangrar e mantém o sangue no estado fluído dentro do compartimento vascular. A hemostasia contribui para a homeostase pela tendência do corpo em manter a coagulação e o sangramento em equilíbrio.

A hemostasia ocorre em três estágios: a hemostasia primária, a hemostasia secundária e a fibrinólise. Durante a hemostasia primária, as plaquetas interagem com o subendotélio do vaso injuriado e com outras plaquetas por meio de interações plaqueta-plaqueta. Um aglomerado de plaquetas se forma com estas interações, e o plug hemostático formado é conhecido como plug hemostático primário. O plug hemostático primário temporariamente assegura o sangramento, mas ele é frágil e facilmente se desaloja da parede do vaso sangüíneo. Subseqüentemente, fitas insolúveis de fibrina se depositam sobre o plug hemostático primário para torná-lo forte e estável e para permitir o reparo da parede vascular sem posterior perda de sangue. A formação de fibrina se resulta da atividade da hemostasia secundária. A fibrina é formada por uma série de complexas reações bioquímicas de proteínas plasmáticas solúveis, chamadas fatores de coagulação, a medida que eles vão se associando aos vasos sangüíneos injuriados e às plaquetas do plug plaquetário. O plug ou coágulo que se forma é então chamado de plug hemostático secundário.

O sangramento ocorre após uma injúria do vaso sangüíneo. O sistema hemostático é ativado para evitar a perda excessiva de sangue. A hemostasia ocorre em dois estágios. Durante a hemostasia primária as plaquetas se agregam no local da injúria (plug hemostático primário). Durante a hemostasia secundária, a fibrina se forma em volta do plug de plaquetas para formar o plug de fibrina-plaqueta (plug hemostático secundário).

Após reparo da injúria vascular, componentes adicionais do sistema hemostático atuam para romper a rede de fibrina e remover o coágulo num processo conhecido como fibrinólise .Todas as fases e componentes do sistema hemostático são controlados por inibidores bioquímicos e fisiológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com