TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Ph

Casos: Conceito De Ph. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

• Conceito de pH

O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores. Mas o que é um indicador? É uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.

pH do sangue

A diminuição do pH no sangue humano está relacionado com o surgimento de doenças. O valor normal do pH sanguíneo deve ser 7,4. Abaixo desse valor, a acidez do sangue torna-se um meio propício para os mais variados fungos, bactérias e vírus. Medições do pH da saliva de pacientes com câncer registraram valores entre 4,5 e 5,7.

• Escala de 0 a 14 ( ácido, neutro e básico ).

pH 0 a 7 - soluções ácidas

pH = 7 - soluções neutras

pH acima de 7 - soluções básicas ou alcalinas.

• Relacionar os 20 a.a. utilizados organicamente para a construção de polipeptídios ( proteínas ).

Aminoácidos, ou simplesmente aa, são moléculas orgânicas que apresentam um carbono saturado, denominado de carbonoalfa, que realiza uma ligação com um átomo de hidrogênio, com um grupamento amino, com um grupamento ácido e com um radical orgânico qualquer, sendo esta última ligação a que distingue um aminoácido de outro. Com relação à sua denominação, estão presentes as funções amina e ácido carboxílico, obrigatoriamente, em toda molécula de aa.

São considerados aa essenciais ao organismo aqueles que este não é capaz de sintetizar, ou seja, aqueles que devem ser obtidos a partir da alimentação, e necessita para a produção de proteínas. Os aa essenciais são em número de vinte, conforme pode ser observado, em sua nomenclatura e fórmula estrutural:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com